GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144 *** SUSPENSO ***
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144 *** SUSPENSO ***
Vou com este aqui, o A 300-600 Beluga,
Antes um pequeno historico do avião, que tem uma aparência um tanto incomum, mas que é importante para a Airbus :
O Beluga
O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido com base no Airbus A300, capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões. Entretanto, devemos mencionar que, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.
A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos "Beluga" (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.
Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.
O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.
Fonte
Wikipedia, Inc
O Kit
O kit Revell é bem resolvido e com poucas peças, permite voce optar por montá-lo com a porta superior aberta ou fechada, nas instruçoes vem um gabarito para recortar em estireno o chão do compartimento de carga.
Como todos os kits Revell de aviação civil, é de fácil montagem, com bons encaixes que requerem pouco ou quase nada de putty
A transparência é simples e em resolvida, muito embora vc não verá nada do interior.
Os decais que vem na caixa me parecem bons e de bom registro, com as cores me parecendo correta em comparação com fotos reais da aeronave. Vocé poderá representar umas das 3 aeronaves - 1, 2 e 3 - com o novo padrão de pintura dos Belugas ( vejam a foto acima ), além dos estênceis necessários para uma boa representação do modelo montado.
Montagem
Já iniciei com a montagem das asas principais+ winglets e estabilizadores horizontais com os verticais colados na ponta de cada um, uma colagem perfeita, sem maiores problemas
Já separei as partes que compõem as GE, nada de muito espetacular aqui, pois são bem simples e as representam muito bem :
Aproveitei e já separei os trens de pouso e seu material rodante :
Aqui um Dry-Fit da baleia, ainda estou decidindo se vou abrir a porta de carga e colocar um charuto de A 319, como que vindo de uma das fábricas da Airbus com destino a de Tolouse para a montagem final :
A cauda incomum :
Com um A 319 que talvez vá ceder o charuto.... para tanto vou ter de cortar o estabilizador vertical do A 319, retirar as asas e pintar o charuto ( ou será pastel ) de alodine - o primer que tem cor de abacate, usado em aeronaves civis :
Bom agora pausa para almoço e depois....
Antes um pequeno historico do avião, que tem uma aparência um tanto incomum, mas que é importante para a Airbus :
O Beluga
O Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido com base no Airbus A300, capaz de transportar grandes cargas e partes de outros aviões. Entretanto, devemos mencionar que, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.
A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos "Beluga" (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.
Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.
O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.
Fonte
Wikipedia, Inc
O Kit
O kit Revell é bem resolvido e com poucas peças, permite voce optar por montá-lo com a porta superior aberta ou fechada, nas instruçoes vem um gabarito para recortar em estireno o chão do compartimento de carga.
Como todos os kits Revell de aviação civil, é de fácil montagem, com bons encaixes que requerem pouco ou quase nada de putty
A transparência é simples e em resolvida, muito embora vc não verá nada do interior.
Os decais que vem na caixa me parecem bons e de bom registro, com as cores me parecendo correta em comparação com fotos reais da aeronave. Vocé poderá representar umas das 3 aeronaves - 1, 2 e 3 - com o novo padrão de pintura dos Belugas ( vejam a foto acima ), além dos estênceis necessários para uma boa representação do modelo montado.
Montagem
Já iniciei com a montagem das asas principais+ winglets e estabilizadores horizontais com os verticais colados na ponta de cada um, uma colagem perfeita, sem maiores problemas
Já separei as partes que compõem as GE, nada de muito espetacular aqui, pois são bem simples e as representam muito bem :
Aproveitei e já separei os trens de pouso e seu material rodante :
Aqui um Dry-Fit da baleia, ainda estou decidindo se vou abrir a porta de carga e colocar um charuto de A 319, como que vindo de uma das fábricas da Airbus com destino a de Tolouse para a montagem final :
A cauda incomum :
Com um A 319 que talvez vá ceder o charuto.... para tanto vou ter de cortar o estabilizador vertical do A 319, retirar as asas e pintar o charuto ( ou será pastel ) de alodine - o primer que tem cor de abacate, usado em aeronaves civis :
Bom agora pausa para almoço e depois....
Editado pela última vez por luiz carlos-f100 em 14 Jul 2014, 23:18, em um total de 1 vez.
F 100
- Rodrigo Luiz
- Plastimodelista
- Mensagens: 1001
- Registrado em: 29 Set 2010, 13:59
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Putz kit bom hein F-100
Show
Show
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2602
- Registrado em: 29 Abr 2009, 19:34
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Grande Luiz,
Projeto ambicioso este seu, hein? Acompanhando atentamente!
João Bosco
Projeto ambicioso este seu, hein? Acompanhando atentamente!
João Bosco
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1503
- Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
- Localização: Niterói
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Valeu pessoal , mas acredito que vá abrir mesmo o compartimento de carga e coloque lá o charuto do A 319 ..... um colega ontem atiçou minhas lombrigas para fazer isso
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 972
- Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
- Localização: rio de janeiro
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Mãe do céu, que coisa mais esquisita!
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
lfragelli escreveu:Mãe do céu, que coisa mais esquisita!
Kkkkkkk que nada, olha o antecessor :
F 100
- Andre Cardoso
- Admin.
- Mensagens: 2874
- Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
- Localização: Algum lugar no espaço
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Voou sim e muito bem ! Antes dos belugas, era usado pela Airbus para o transportes de fuselagens e demais peças, bem como a NASA usou.
Na verdade são o Stratocuiser da Boeing com motores allison - os mesmos dos Electras.
Abcs
Na verdade são o Stratocuiser da Boeing com motores allison - os mesmos dos Electras.
Abcs
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Prosseguindo ...... hoje me animei um pouco, colei o charuto, colagem dificil
Acabei de preparar as asas, colando os winglets e lixando :
Colei as GEs :
Dois problemas :
01 ) A transparência da cabine é de dificil posicionamento, o lado direito não encaixa nas guias, então decidi que vai decal mesmo, daí mandei massa, amanhã vou dar o acabamento correto do shape.
A massa que usei é essa aqui, conheci através do Fragelli e fizemos um teste lá na casa do Batista e com bons resultados, ela lixa bem com água e não retrai :
02 ) Por descuido meu, quebrei a ponta do estabilizador vertical, então cortei um pedaço, coloquei estireno , cortei no formato de acabamento e o resultado :
O remendo
Resultado final
Acabei de preparar as asas, colando os winglets e lixando :
Colei as GEs :
Dois problemas :
01 ) A transparência da cabine é de dificil posicionamento, o lado direito não encaixa nas guias, então decidi que vai decal mesmo, daí mandei massa, amanhã vou dar o acabamento correto do shape.
A massa que usei é essa aqui, conheci através do Fragelli e fizemos um teste lá na casa do Batista e com bons resultados, ela lixa bem com água e não retrai :
02 ) Por descuido meu, quebrei a ponta do estabilizador vertical, então cortei um pedaço, coloquei estireno , cortei no formato de acabamento e o resultado :
O remendo
Resultado final
F 100
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 1503
- Registrado em: 01 Out 2012, 18:54
- Localização: Niterói
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Belo trabalho!
Esse beluga vai ficar show. Vai abrir mesmo o compartimento de carga?
Esse beluga vai ficar show. Vai abrir mesmo o compartimento de carga?
Henrique
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 2971
- Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
- Localização: Del Castilho RJ
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Valeu Henrique, o compartimento ficará fechado, tenho outro Beluga aqui, de repente faço aberto Dessa forma, o A 319 que iria ceder o charuto vai virar o VC-1 da FAB, 1a pinturayerrcastro escreveu:Belo trabalho!
Esse beluga vai ficar show. Vai abrir mesmo o compartimento de carga?
F 100
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
Projeto bacana!
E esse Beluga dava uma nave espacial maneira...
E esse Beluga dava uma nave espacial maneira...
Qapla´
-
- Plastimodelista
- Mensagens: 972
- Registrado em: 14 Jan 2007, 08:44
- Localização: rio de janeiro
Re: GB França - Airbus A300-600 ST Beluga -Revell 1/144
edklingon escreveu:Projeto bacana!
E esse Beluga dava uma nave espacial maneira...
É, pensei a mesma coisa...
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante