Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
ArmouredSprue
Plastimodelista
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Jan 2007, 18:20

Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor ArmouredSprue » 09 Jul 2013, 11:47

Aqui estão algumas fotos do último modelo que terminei.
Esse kit da airfix é excelente muito bem detalhado e os encaixes são perfeitos.
O único senão são as linhas de painéis que são muito pronunciadas, fora isso é um kitaço!
Altamente recomendado, especialmente pelo preço mais acessível.

Vamos as fotos:


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Comentários e críticas são bem vindos!

Plastiabraços

Paulo
Paulo R. Castro
http://armouredsprue.blogspot.com.au/
Hail from Down Under!

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor Ricardo P-40 » 09 Jul 2013, 19:38

Excelente pintura, mas realmente as linhas do kit são muito grossas. Eu particularmente não teria usado um wash tão escuro nelas para evitar de realça-las ainda mais.

Avatar do usuário
Augusto
Admin.
Mensagens: 7725
Registrado em: 24 Dez 2006, 18:50

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor Augusto » 09 Jul 2013, 19:50

Como estas linhas são muito fundas talvez um cinza escuro ficasse mesmo mais adequado.

ArmouredSprue
Plastimodelista
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Jan 2007, 18:20

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor ArmouredSprue » 09 Jul 2013, 21:18

Olá Ricardo e Augusto
Obrigado pelos comentários.
Realmente depois que vi as fotos achei que as linhas ficaram muito acentuadas especialmente na parte inferior que é mais clara. Mais um aprendizado.
Paulo R. Castro
http://armouredsprue.blogspot.com.au/
Hail from Down Under!

meianoite2
Plastimodelista
Mensagens: 1420
Registrado em: 04 Out 2011, 14:56
Localização: Ilha do Governador, RJ

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor meianoite2 » 10 Jul 2013, 00:03

Gostei muito do seu modelo, Paulo.
Tá muito bacana e um Spitfire a mais nunca é demais! :ok

Eu também montei um kit desses (fiz exatamente essa versão que você fez) e gostei muito.

Algumas sugestões, a a partir do que vi nas fotos:

- Para o meu gosto as linhas de painel estão um pouco acentuadas demais. Eu as faria mais claras e finas, com um cinza como o Augusto sugeriu e que foi o que eu usei no meu, ou de repente até um sky um pouco mais escurecido talvez ficasse ainda mais legal. Mais acentuadas apenas as linhas das partes móveis (ailerons e profundores, um pouco menos nos flaps).

- Os Spitfires, em particular os que estavam operando em condições intensas como o caso da BOB, apresentavam um monte de escorridos de óleo e outras porcarias que saiam do motor e sujavam o ventre da fuselagem até a base das asas e depois. Vale a pena completar isso com uma "maquiagem" puxando um pouco de pigmento e/ou wash para trás a partir dos painéis do ventre da fuselagem atrás do motor.

- Eu daria um retoque (a pincel + mão firme) nos frames do canopi, a pintura ficou um pouco dentada por conta da remoção da máscara. Mas é o tipo da coisa que a gente só vê na foto ampliada ou na lupa...

- Idem pros decais. Nas fotos ampliadas dá pra ver que alguns não assentaram perfeitamente nas linhas de painel. Nesses lugares eu dei um corte com uma lâmina *nova* ao longo das linhas e apliquei um pouco de solvente de decal pra abaixá-los 100%. Em alguns lugares usei Future depois dos cortes e também assentou legal. E depois disso é que eu dei o wash nas linhas de painel, com os decais já no lugar (senão fica um efeito difícil de explicar de decal limpo aplicado dobre avião sujo);

- Por fim, eu não acho que o P9495 tenha usado a antena de IFF (aquela que sai dos profundores até o meio da fuselagem). Quando fui montar o meu, cacei tudo que é foto dele e não vi evidências dela. Segundo o artigo do Jeff Webb (http://spitfiresite.com/2010/04/spitfir ... rials.html) os Spits começaram a receber os IFF a partir do final de setembro de 1940, e segundo o registro este avião foi danificado em combate em 12/08 e descarregado em 24/08/40 (http://www.airhistory.org.uk/spitfire/p009.html). Não é de todo impossível, mas acho difícil que ele tenha chegado a ser equipado com essa antena... mas isso são apenas contagens de rebites.

- Por falar em antena, a colocação dos fios está ótima! Como você fez?

Vêm mais Spitfires por aí?

abraço!
Sempre aprendendo...
Eduardo

ArmouredSprue
Plastimodelista
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Jan 2007, 18:20

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor ArmouredSprue » 10 Jul 2013, 02:26

meianoite2 escreveu:Gostei muito do seu modelo, Paulo.
Tá muito bacana e um Spitfire a mais nunca é demais! :ok

Eu também montei um kit desses (fiz exatamente essa versão que você fez) e gostei muito.

Algumas sugestões, a a partir do que vi nas fotos:

- Para o meu gosto as linhas de painel estão um pouco acentuadas demais. Eu as faria mais claras e finas, com um cinza como o Augusto sugeriu e que foi o que eu usei no meu, ou de repente até um sky um pouco mais escurecido talvez ficasse ainda mais legal. Mais acentuadas apenas as linhas das partes móveis (ailerons e profundores, um pouco menos nos flaps).

- Os Spitfires, em particular os que estavam operando em condições intensas como o caso da BOB, apresentavam um monte de escorridos de óleo e outras porcarias que saiam do motor e sujavam o ventre da fuselagem até a base das asas e depois. Vale a pena completar isso com uma "maquiagem" puxando um pouco de pigmento e/ou wash para trás a partir dos painéis do ventre da fuselagem atrás do motor.

- Eu daria um retoque (a pincel + mão firme) nos frames do canopi, a pintura ficou um pouco dentada por conta da remoção da máscara. Mas é o tipo da coisa que a gente só vê na foto ampliada ou na lupa...

- Idem pros decais. Nas fotos ampliadas dá pra ver que alguns não assentaram perfeitamente nas linhas de painel. Nesses lugares eu dei um corte com uma lâmina *nova* ao longo das linhas e apliquei um pouco de solvente de decal pra abaixá-los 100%. Em alguns lugares usei Future depois dos cortes e também assentou legal. E depois disso é que eu dei o wash nas linhas de painel, com os decais já no lugar (senão fica um efeito difícil de explicar de decal limpo aplicado dobre avião sujo);

- Por fim, eu não acho que o P9495 tenha usado a antena de IFF (aquela que sai dos profundores até o meio da fuselagem). Quando fui montar o meu, cacei tudo que é foto dele e não vi evidências dela. Segundo o artigo do Jeff Webb (http://spitfiresite.com/2010/04/spitfir ... rials.html) os Spits começaram a receber os IFF a partir do final de setembro de 1940, e segundo o registro este avião foi danificado em combate em 12/08 e descarregado em 24/08/40 (http://www.airhistory.org.uk/spitfire/p009.html). Não é de todo impossível, mas acho difícil que ele tenha chegado a ser equipado com essa antena... mas isso são apenas contagens de rebites.

- Por falar em antena, a colocação dos fios está ótima! Como você fez?

Vêm mais Spitfires por aí?

abraço!
Poxa!
Excelentes comentários.
Eu não sabia a data exata que as antenas IFF entraram em operação, fica o registro então. Mas nesse vou deixar, pois se retirar as antenas agora vai ficar uma marca feia do super bonder.
Eu vou mexer nas linhas de painéis como você sugeriu e ver como fica.
A idéia de retocar os frames do cokpit é boa também.
Para as antenas eu uso a linha elastica Eazy Line, a mais final e colo com bonder, a única coisa diferente que faço é molhar a ponta da linha em acelerador de cianocrilato para a hora que a linha tocar a gotinha de bonder colar na hora, só isso.

Muito obrigado pelas dicas e é claro que está vindo mais spits por aí, o próximo vai ser o PRXIX da própria Airfix.
Plastiabraços
Paulo
Paulo R. Castro
http://armouredsprue.blogspot.com.au/
Hail from Down Under!

Bunger
Plastimodelista
Mensagens: 1304
Registrado em: 04 Mai 2010, 21:23
Localização: Del Castilho, Rio de Janeiro
Contato:

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor Bunger » 10 Jul 2013, 11:30

Luciano,

Muito boa montagem. Você chegou a usar algum primer ? Ele também ajuda a dimimuir um pouco a profundidade dessas linhas.

Como você fez a camuflagem ?

Quando criança "montei" um Spit desses e perdi no supermercado...até hoje tenho pesadelos com isso e estou para montar um novo, mas não tomei vergonha em comprar o kit. :lol: :lol: :lol:

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Avatar do usuário
Andre Cardoso
Admin.
Mensagens: 2874
Registrado em: 13 Fev 2010, 11:02
Localização: Algum lugar no espaço

Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)

Mensagempor Andre Cardoso » 14 Jul 2013, 13:26

Ta muito show Paulo. O bom dessas linhas de painel da Airfix e que nao precisa sr preocupar com primer, com medo de cobrir as linhas.

Parabéns


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante