Aqui estão algumas fotos do último modelo que terminei.
Esse kit da airfix é excelente muito bem detalhado e os encaixes são perfeitos.
O único senão são as linhas de painéis que são muito pronunciadas, fora isso é um kitaço!
Altamente recomendado, especialmente pelo preço mais acessível.
Vamos as fotos:
Comentários e críticas são bem vindos!
Plastiabraços
Paulo
Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
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Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Excelente pintura, mas realmente as linhas do kit são muito grossas. Eu particularmente não teria usado um wash tão escuro nelas para evitar de realça-las ainda mais.
Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Como estas linhas são muito fundas talvez um cinza escuro ficasse mesmo mais adequado.
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Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Olá Ricardo e Augusto
Obrigado pelos comentários.
Realmente depois que vi as fotos achei que as linhas ficaram muito acentuadas especialmente na parte inferior que é mais clara. Mais um aprendizado.
Obrigado pelos comentários.
Realmente depois que vi as fotos achei que as linhas ficaram muito acentuadas especialmente na parte inferior que é mais clara. Mais um aprendizado.
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Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Gostei muito do seu modelo, Paulo.
Tá muito bacana e um Spitfire a mais nunca é demais!
Eu também montei um kit desses (fiz exatamente essa versão que você fez) e gostei muito.
Algumas sugestões, a a partir do que vi nas fotos:
- Para o meu gosto as linhas de painel estão um pouco acentuadas demais. Eu as faria mais claras e finas, com um cinza como o Augusto sugeriu e que foi o que eu usei no meu, ou de repente até um sky um pouco mais escurecido talvez ficasse ainda mais legal. Mais acentuadas apenas as linhas das partes móveis (ailerons e profundores, um pouco menos nos flaps).
- Os Spitfires, em particular os que estavam operando em condições intensas como o caso da BOB, apresentavam um monte de escorridos de óleo e outras porcarias que saiam do motor e sujavam o ventre da fuselagem até a base das asas e depois. Vale a pena completar isso com uma "maquiagem" puxando um pouco de pigmento e/ou wash para trás a partir dos painéis do ventre da fuselagem atrás do motor.
- Eu daria um retoque (a pincel + mão firme) nos frames do canopi, a pintura ficou um pouco dentada por conta da remoção da máscara. Mas é o tipo da coisa que a gente só vê na foto ampliada ou na lupa...
- Idem pros decais. Nas fotos ampliadas dá pra ver que alguns não assentaram perfeitamente nas linhas de painel. Nesses lugares eu dei um corte com uma lâmina *nova* ao longo das linhas e apliquei um pouco de solvente de decal pra abaixá-los 100%. Em alguns lugares usei Future depois dos cortes e também assentou legal. E depois disso é que eu dei o wash nas linhas de painel, com os decais já no lugar (senão fica um efeito difícil de explicar de decal limpo aplicado dobre avião sujo);
- Por fim, eu não acho que o P9495 tenha usado a antena de IFF (aquela que sai dos profundores até o meio da fuselagem). Quando fui montar o meu, cacei tudo que é foto dele e não vi evidências dela. Segundo o artigo do Jeff Webb (http://spitfiresite.com/2010/04/spitfir ... rials.html) os Spits começaram a receber os IFF a partir do final de setembro de 1940, e segundo o registro este avião foi danificado em combate em 12/08 e descarregado em 24/08/40 (http://www.airhistory.org.uk/spitfire/p009.html). Não é de todo impossível, mas acho difícil que ele tenha chegado a ser equipado com essa antena... mas isso são apenas contagens de rebites.
- Por falar em antena, a colocação dos fios está ótima! Como você fez?
Vêm mais Spitfires por aí?
abraço!
Tá muito bacana e um Spitfire a mais nunca é demais!
Eu também montei um kit desses (fiz exatamente essa versão que você fez) e gostei muito.
Algumas sugestões, a a partir do que vi nas fotos:
- Para o meu gosto as linhas de painel estão um pouco acentuadas demais. Eu as faria mais claras e finas, com um cinza como o Augusto sugeriu e que foi o que eu usei no meu, ou de repente até um sky um pouco mais escurecido talvez ficasse ainda mais legal. Mais acentuadas apenas as linhas das partes móveis (ailerons e profundores, um pouco menos nos flaps).
- Os Spitfires, em particular os que estavam operando em condições intensas como o caso da BOB, apresentavam um monte de escorridos de óleo e outras porcarias que saiam do motor e sujavam o ventre da fuselagem até a base das asas e depois. Vale a pena completar isso com uma "maquiagem" puxando um pouco de pigmento e/ou wash para trás a partir dos painéis do ventre da fuselagem atrás do motor.
- Eu daria um retoque (a pincel + mão firme) nos frames do canopi, a pintura ficou um pouco dentada por conta da remoção da máscara. Mas é o tipo da coisa que a gente só vê na foto ampliada ou na lupa...
- Idem pros decais. Nas fotos ampliadas dá pra ver que alguns não assentaram perfeitamente nas linhas de painel. Nesses lugares eu dei um corte com uma lâmina *nova* ao longo das linhas e apliquei um pouco de solvente de decal pra abaixá-los 100%. Em alguns lugares usei Future depois dos cortes e também assentou legal. E depois disso é que eu dei o wash nas linhas de painel, com os decais já no lugar (senão fica um efeito difícil de explicar de decal limpo aplicado dobre avião sujo);
- Por fim, eu não acho que o P9495 tenha usado a antena de IFF (aquela que sai dos profundores até o meio da fuselagem). Quando fui montar o meu, cacei tudo que é foto dele e não vi evidências dela. Segundo o artigo do Jeff Webb (http://spitfiresite.com/2010/04/spitfir ... rials.html) os Spits começaram a receber os IFF a partir do final de setembro de 1940, e segundo o registro este avião foi danificado em combate em 12/08 e descarregado em 24/08/40 (http://www.airhistory.org.uk/spitfire/p009.html). Não é de todo impossível, mas acho difícil que ele tenha chegado a ser equipado com essa antena... mas isso são apenas contagens de rebites.
- Por falar em antena, a colocação dos fios está ótima! Como você fez?
Vêm mais Spitfires por aí?
abraço!
Sempre aprendendo...
Eduardo
Eduardo
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Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Poxa!meianoite2 escreveu:Gostei muito do seu modelo, Paulo.
Tá muito bacana e um Spitfire a mais nunca é demais!
Eu também montei um kit desses (fiz exatamente essa versão que você fez) e gostei muito.
Algumas sugestões, a a partir do que vi nas fotos:
- Para o meu gosto as linhas de painel estão um pouco acentuadas demais. Eu as faria mais claras e finas, com um cinza como o Augusto sugeriu e que foi o que eu usei no meu, ou de repente até um sky um pouco mais escurecido talvez ficasse ainda mais legal. Mais acentuadas apenas as linhas das partes móveis (ailerons e profundores, um pouco menos nos flaps).
- Os Spitfires, em particular os que estavam operando em condições intensas como o caso da BOB, apresentavam um monte de escorridos de óleo e outras porcarias que saiam do motor e sujavam o ventre da fuselagem até a base das asas e depois. Vale a pena completar isso com uma "maquiagem" puxando um pouco de pigmento e/ou wash para trás a partir dos painéis do ventre da fuselagem atrás do motor.
- Eu daria um retoque (a pincel + mão firme) nos frames do canopi, a pintura ficou um pouco dentada por conta da remoção da máscara. Mas é o tipo da coisa que a gente só vê na foto ampliada ou na lupa...
- Idem pros decais. Nas fotos ampliadas dá pra ver que alguns não assentaram perfeitamente nas linhas de painel. Nesses lugares eu dei um corte com uma lâmina *nova* ao longo das linhas e apliquei um pouco de solvente de decal pra abaixá-los 100%. Em alguns lugares usei Future depois dos cortes e também assentou legal. E depois disso é que eu dei o wash nas linhas de painel, com os decais já no lugar (senão fica um efeito difícil de explicar de decal limpo aplicado dobre avião sujo);
- Por fim, eu não acho que o P9495 tenha usado a antena de IFF (aquela que sai dos profundores até o meio da fuselagem). Quando fui montar o meu, cacei tudo que é foto dele e não vi evidências dela. Segundo o artigo do Jeff Webb (http://spitfiresite.com/2010/04/spitfir ... rials.html) os Spits começaram a receber os IFF a partir do final de setembro de 1940, e segundo o registro este avião foi danificado em combate em 12/08 e descarregado em 24/08/40 (http://www.airhistory.org.uk/spitfire/p009.html). Não é de todo impossível, mas acho difícil que ele tenha chegado a ser equipado com essa antena... mas isso são apenas contagens de rebites.
- Por falar em antena, a colocação dos fios está ótima! Como você fez?
Vêm mais Spitfires por aí?
abraço!
Excelentes comentários.
Eu não sabia a data exata que as antenas IFF entraram em operação, fica o registro então. Mas nesse vou deixar, pois se retirar as antenas agora vai ficar uma marca feia do super bonder.
Eu vou mexer nas linhas de painéis como você sugeriu e ver como fica.
A idéia de retocar os frames do cokpit é boa também.
Para as antenas eu uso a linha elastica Eazy Line, a mais final e colo com bonder, a única coisa diferente que faço é molhar a ponta da linha em acelerador de cianocrilato para a hora que a linha tocar a gotinha de bonder colar na hora, só isso.
Muito obrigado pelas dicas e é claro que está vindo mais spits por aí, o próximo vai ser o PRXIX da própria Airfix.
Plastiabraços
Paulo
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Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Luciano,
Muito boa montagem. Você chegou a usar algum primer ? Ele também ajuda a dimimuir um pouco a profundidade dessas linhas.
Como você fez a camuflagem ?
Quando criança "montei" um Spit desses e perdi no supermercado...até hoje tenho pesadelos com isso e estou para montar um novo, mas não tomei vergonha em comprar o kit.
Muito boa montagem. Você chegou a usar algum primer ? Ele também ajuda a dimimuir um pouco a profundidade dessas linhas.
Como você fez a camuflagem ?
Quando criança "montei" um Spit desses e perdi no supermercado...até hoje tenho pesadelos com isso e estou para montar um novo, mas não tomei vergonha em comprar o kit.
Bunger
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Mirage IIIC , Academy, 1/48
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Re: Spitfire MK Ia Battle of Britain (Airfix - 1/72)
Ta muito show Paulo. O bom dessas linhas de painel da Airfix e que nao precisa sr preocupar com primer, com medo de cobrir as linhas.
Parabéns
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