Augusto escreveu:Gavina
Eu sempre faço do jeito que me agrada e pronto. Também não gostos destes aviões da segunda guerra pintados como carros de formula 1, isso é simplesmente irreal, mas tem gente que prefere assim, da mais valor ao acabamento perfeito do que ao que mostra mais a realidade.
Só para contrariar, eu sou dos adeptos dos aviões limpos. Os meus costumam ser mais limpos até dos que eu vejo na maioria dos museus.
Mas também entendo isso como uma questão de opção individual. Depende muito daquilo que cada um valoriza mais, a forma e as cores do avião ou a sua operacionalidade. Apenas alerto para o fato de que alguns em nome da operacionalidade acabam cometendo exageros que acabam resultando em algo totalmente fora da realidade. Muita gente abusa de certos efeitos como pre shading, chipping, técnica do sal, etc. e acaba produzindo verdadeiras aberrações . Outros já usam o desgaste excessivo para disfarçar os erros que cometeu na montagem ou a incapacidade de fazer um acabamento decente. Desgastar um modelo também exige muita pesquisa em imagens de época para se fazer algo coerente.
Augusto,
Vendo ao vivo, achei os dois ótimos.
Abs,
Ricardo