GB - Inglaterra - Bristol Beaufighter TF.X - Airfix - 1/72 (Terminado)

GB - Grupo de montagem para a temática do evento 2013 - Coordenação: Eduardo Brettas
yerrcastro
Plastimodelista

GB - Inglaterra - Bristol Beaufighter TF.X - Airfix - 1/72 (Terminado)

Mensagempor yerrcastro » 05 Jun 2013, 13:58

Esse é o kit: :ordem:

Imagem

Ele é bem simples, principalmente o interior, que conta apenas com o piloto flutuando na cabine e o rádio-metralhador flutuando na torreta.

Imagem

Eu decidi construir um interior para o modelo. Sei que há várias formas para se fazer isso, mas como estava querendo testar minhas massas de moldar e a resina JET optei por construir uma cabine de resina.

Primeiro peguei a forma básico e depois comecei a refinar a massa para formar a estrutura da cabine. Aqui usei massa "extra firm" da Dim Clay.

Imagem

Criei o assento e o painel. Nesse caso usei uma massa mais resistente, a CM, também da Dim Clay.

Imagem

A partir da massa criei os moldes de silicone e com eles fiz a resina com JET. Nunca tinha feito isso, mas não tive dificuldade. Achei bastante fácil. Pensei que teria problemas com as misturas para fazer o silicone ou a resina, mas tudo foi bem.

Imagem

Fiz os cintos com fita.

Imagem

Comecei a juntar as partes e fiz a estrutura da torreta. Não usei primer no interior, mas depois me arrependi, pois nas partes em resina a tinta teve maior dificuldade para cobrir. Não sei se isso acontece só com essa resina que usei ou com todas.

Imagem

Nesse ponto percebi que o painel não estava bom. Ele estava fora da escala, então tive que voltar para a massa e moldar um menor.

Imagem

Em seguida fiz os "arcos" do manche com fio de sutura. Sofri um pouco nessa parte. Não consegui uma boa foto para mostrar, mas acho que o resultado ficou bom.

Imagem

Algumas fotos do interior praticamente finalizado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Decidi fixar a metralhadora da torreta depois de fechado. Vou ter que construir uma, pois mesmo se ficar ruim vai ser melhor que a do kit.

Fiz alguns testes de encaixe e vi que vou ter problemas, mas vamos ver no que dá.
Editado pela última vez por yerrcastro em 06 Jul 2013, 22:40, em um total de 1 vez.
Henrique

Andre Cardoso
Admin.

Re: GB - Inglaterra - Bristol Beaufighter TF.X - Airfix - 1/72

Mensagempor Andre Cardoso » 05 Jun 2013, 14:22

Henrique excelente trabalho :ok

Onde vc comprou essa massa?

Abç

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 05 Jun 2013, 14:42

Andre, foi nessa loja:

http://www.dimclay.com/loja/index.php

Essas masas são muito boas. Eles vendem um conjunto de amostras com as várias "densidades".

Já comprei vários produtos na Dim Clay e nunca tive problemas. Eu conheci a loja quando tentava aprender a criar figuras de resina. Ainda não aprendi. :D
Henrique

meianoite2
Plastimodelista

Mensagempor meianoite2 » 05 Jun 2013, 14:55

Bacana, Henrique. :ok
O modelo e esse lance da DimClay, que eu não conhecia.

Você pode levar na reunião pra fazer uma demonstração?
O que vi no site parece bastante interessante!
Sempre aprendendo...
Eduardo

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 05 Jun 2013, 15:20

Eles estão com uma nova resina de poliuretano que parece bastante boa e o preço esta legal, vou comprar para testar

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 05 Jun 2013, 16:01

Eu levo a massa na reunião sim. :ok
Henrique

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 17 Jun 2013, 01:11

Continuando...

Descobri que os problemas que tinha observado nos testes de encaixe eram muito maiores. :-( Simplesmente nada fica no lugar nesse kit. :bang: Em vários momentos lembrei de alguns amigos dizendo: "pare de comprar kits assim". Realmente, pelo menos para mim, o trabalho para deixar kits muito ruins minimamente apresentáveis é enorme.

Mas o avião é fantástico, depois de respirar fundo algumas vezes e de resistir a vontade de fazer um teste de voo com ele pela janela, consegui seguir em frente.

Na verdade eu também ajudei a dificultar a montagem. Consegui a proeza de deixar o canoply cair dentro de uma vasilha com acetona e algumas peças sumiram misteriosamente das minhas mãos. :22

Também ocorreu algo estranho, além da masking tape da Tamiya, eu uso uma fita comum da 3M para mascarar. Uso a 3M quando não vai entrar em contato com a pintura e tal. No caso eu estava usando para proteger detalhes da lixa e da massa e foi como se a cola tivesse reagido com a putty e virou uma meleca que atacou o plástico. Corrigir isso deu um trabalho e tanto. Devia ter tirado uma foto, mas fiquei tão preocupado se conseguiria salvar o kit (na verdade o trabalho que já tinha feito até ali, pois o kit é barato) que nem lembrei de fotografar.

Eu tinha que filmar minhas montagens. Daria uma ótima comédia no final com direito a caretas no estilo Jim Carrey.

Já falei muito, vamos ao que foi feito:

Aqui algumas fotos dos encaixes ruins.

Imagem

Depois de fechar a asa fiz o corte para fazer as luzes de pouso.
Também abri as portas das metralhadoras e coloquei "aletas" na entrada de ar do radiador.

Imagem

Agora as "aletas" na entrada de ar do compressor do motor (acho que é esse o nome).

Imagem

Fiz também as portas dos canhões.

Imagem

Também fiz os cilindros de oxigênio que vão quase na cauda, no final da torreta. Para encerrar o interior coloquei o rádio, que nem fotografei por ser muito simples e praticamente invisível e construí a metralhadora.

Imagem

Os canoplys são muito ruins. São muito grossos e não dá para ver nada dentro do avião. (O que é coerente, pois a proposta do Kit é não ter interior, eu que fui inventar). Além disso, o da torreta distorce tudo e dá uma aparência muito artificial enquanto o da cabine deixa um buraco enorme e está errado.

Então eu descartei eles e fiz os meus. :ordem: Estava com dúvida se conseguiria, mas depois do banho de acetona com putty no original mandei ver.

Imagem

Moldei e fiz uma base de resina na própria massa da DimClay. Como não sabia se daria certo não quis usar a original para moldar e depois dar um problema e ficar sem nenhuma. Perdi pouquíssima massa.

Tive que colocar uma peruca de faraó na base para compensar o buraco que a original deixava entre ela e a fuselagem.

Imagem

Abaixo dá para ver o erro.

Imagem

Testei o novo canoply.
Fiz o da torreta da mesma forma.

Imagem

Então mascarei, fixei tudo e apliquei o primer. Os motores só estão encaixados.

Imagem

Vi alguns problemas e vou corrigi-los. Amanhã será dia de pintura. Chega de lixa!

Ah, lembrei agora das luzes de navegação. :bang:

Mais uma careta do Jim Carrey.

Imagem
Henrique

Rodrigo Luiz
Plastimodelista

Mensagempor Rodrigo Luiz » 17 Jun 2013, 08:58

Henrique bela montagem, como vc fez as saídas dos canhões e com o que vc fez o canopi?

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 17 Jun 2013, 12:32

Obrigado Rodrigo.

As saídas dos canhões eu fiz com a microretífica usando essas peças.
Testei bastante em uma sucata antes e depois que peguei a manha fiz no kit.

Imagem

Os canopis fiz com um plástico que é vendido como forminha para chocolate em lojas de produtos para festas. :-D
Ele tem uma boa espessura, boa transparência e o melhor: é muito termomoldável. Testei com outros, mas esse foi o que deu melhor resultado e foi bem fácil de fazer.
Henrique

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 17 Jun 2013, 21:18

Excelente Henrique!
Pegou um kit antigo e está fazendo o bicho voar! :ok
De olho.

yerrcastro
Plastimodelista

Mensagempor yerrcastro » 22 Jun 2013, 14:49

Não deu para terminar a tempo. Uma pena, pois faltou muito pouco. Basicamente restou resolver alguns probleminhas de pintura, fixar os motores que já estão prontos, antena, envelhecimento e verniz fosco.

Imagem

Vou terminá-lo com calma e então coloco as fotos da pintura e dele terminado.

É um belo avião.
Henrique

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 22 Jun 2013, 15:32

Ok.
Um abraço.

yerrcastro
Plastimodelista

Re: GB - Inglaterra - Bristol Beaufighter TF.X - Airfix - 1/72 (Terminado)

Mensagempor yerrcastro » 06 Jul 2013, 21:29

Não terminei a tempo de participar do evento, mas o kit foi concluído.

Nem tudo deu certo ou ficou como eu pretendia, então fiquei parcialmente satisfeito com o resultado.

Os principais problemas foram com os canoplis e com o uso do giz pastel:
Eu fui inteligente o suficiente para fazer as saídas dos canhões depois de já ter fixado os canoplis, o resultado foi que ficou todo sujo por dentro. Putz! :bang: Se alguém perguntar vou dizer que é condensação. :D Também ficou um pequeno degrau formado pela massa que usei na base do canopli.

Alguns pontos onde eu coloquei giz pastel racharam depois do verniz. Coloquei mais giz e isso disfarçou, mas também acabou deixando algumas partes um pouco mais sujas do que pretendia.

Não recomendo o kit, pois é muito goiaba, mas o avião é bem legal.

Algumas fotos da fase de pintura:

Imagem

Fiz essas lâmpadas com pedaços de tampa de agulha de insulina, mas esqueci de mascarar quando usei o verniz fosco. Limpei e melhorou, mas não ficou 100%.

Imagem

Algumas fotos do resultado:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Henrique

Giordano
Plastimodelista

Mensagempor Giordano » 06 Jul 2013, 23:08

Sensacional, tirou leite de pedra... :shock:

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 07 Jul 2013, 00:55

Sim, excelente para um Airfix duro de roer. :drink: