Eu havia prometido mostrar aqui alguma coisa relativa ao Graf Spee esta semana, e ela acabou chegando hoje:
Aqui vai uma dica para quem ainda não sabe o que é:
Devido a história do navio e outros tantos fatores, essa é uma das bandas de cobertura mais raras e cobiçadas pelos colecionadores. Eu normalmente não incluo na coleção bandas nesse estado, mas dada a dificuldade de se conseguir uma dessas eu resolvi ficar com ela assim mesmo, pelo menos até o dia de eu dar a sorte de achar uma melhor.
Essas bandas eram bordadas sobre uma fita de seda artificial, com fios metalizados em dourado, conhecidos como ¨Metalfaden¨. Na verdade esses fios eram lâminas muito finas de uma liga de cobre e prata enrronladas num núcleo de fios de algodão amarelo ouro.
Embora existissem bandas mais baratas na época bordadas em sêda artificial "kunstseide" (fios de algodão amarelo ouro), ou com fios de material sintético (Celleon), os marinheiros preferiam essas de fios metálicos por serem muito mais vistosas quando novas. Mesmo apesar de com a salinidade a bordo dos navios os fios oxidarem e escurecerem em pouco tempo.
A trilogia:
E a companheira de coleção, infelizmente ainda sem kit. No futuro eu ainda pretendo ter a do Deutschland para completar a seqüência dos couraçados de bolso:
Abs,
Ricardo