Pastel fechado!!
Repare no tamanho da figura... na 1/72 dá um cara de 1,65m...
Pra fechar, depois de tantos testes, nenhum problema grave.
Mexi um pouquinho nas peças e deixei as torretas de fora, só vão entrar no final. Aquelas metralhadoras, mesmo com o sistema de proteção, iam acabar quebrando, tenho certeza...
O que levou um tempo pra sacar é que o "carrinho" onde corre a torreta de proa pode ser "empurrado" pra dentro do kit fechado e depois recolocado nos seus trilhos com o auxílio de uma pinça. Dá até pra puxar ele invertido pra facilitar a pintura. Não sei se o engenheiro da Italeri pensou nisso, mas se pensou não há nenhuma indicação nas instruções a respeito...
As trocentas vigias foram, como pretendido, fechadas com Kristal Klear a título de máscara. Fiz uns testes de retirada e com uma pinça afiada e um pouquinho de jeito elas saem sem problemas. Depois de tudo pintado, etc estas que estão aí serão substituidas por novas janelas definitivas.
Para mascarar as portas e demais 'orifícios' do casco, colei uma fita Tamyia por dentro e reforcei com máscara líquida. Evidentemente, testei antes pra ver se elas poderiam ser retiradas com uma pinça. O envidraçado do cockpit foi mascarado à antiga, fita Tamyia cortada. Salvo por um ou outro frame não muito bem definido nas janelas de boreste, foi relativamente fácil porque não são tantas janelas assim - basta uma lâmina nova e estar numa hora de mão firme. Mas recomendo pra quem for se aventurar usar o novo set de máscaras que a Eduard está lançando este mês (tarde demais pra mim)
O detalhamento dos painéis da superfície deste kit são realmente exagerados (e não sou só eu que estou falando isso). OK, é bem melhor que abaixar o relevo do kit histórico da Airfix, mas realmente, como falou um colega nosso, "parece kit da Matchbox". De fato, as trincheiras são até mais exageradas em alguns pontos, e ainda tem a buraqueira do rebitador malucobeleza.
Resolvi chutar o balde e dar um tratamento nisso. Primeiro, lixa grossa (320), a seco mesmo, pra tirar os excessos. Depois, um passe de primer nas linhas, a pincel, todas elas. Usei o Primer Tamyia, mas podia também ter sido Mr.Surfacer 500 (os meus estoques estão baixos!) ou outro que aguente bem ser lixado. Depois, isso vai ser lixado com água na 400 e 600 pra receber mais uma demão de primer pra igualar tudo. Estou neste momento na fase de lixar depois do primer nas linhas. Vejam o teste que fiz nos profundores, as linhas ficaram bem mais atenuadas como eu queria:
primer no lugar...
...lixado com 400 e 600
Em paralelo temos uma série de atividades nas asas, motores, flutuadores, etc.
Mas isso fica pra outro post...