
Após a convocação provocativa como sempre do "Homem do 109", resolvi inscrever este que para mim é o preferido: Sea Harrier FRS.1.
Muito já se falou sobre esse avião, que sempre me fascinou pela capacidade de pairar no ar, e foi usado com sucesso durante o conflito das Malvinas/Falklands, ganhando um macabro apelido dos Argentinos: La Muerte Negra. Os ingleses o chamam carinhosamente por SHAR.
Eu já havia iniciado a montagem antes do GB, mas vou dar um briefing do que existe até agora.
Visão Geral
O kit é um rebox do Airfix, que ao lado do Tamiya são (infelizmente) os únicos moldes desse avião na 1/48. Estava esperando que no aniversário de 30 anos do conflito a Airfix deixasse de ser preguiçosa e o lançasse "new tooling", mas ainda não foi dessa vez. O kit é alto relevo, mas comparando com o da Tamiya, que já montei (https://picasaweb.google.com/1164577510 ... directlink), é bastante superior.
Seguem fotos das árvores do kit:
Acompanha Sidewinders e Sea Eagles, além dos tanques de combustível alijáveis.
Detalhe das pás da turbina, muito bem moldadas:
O trem de pouso dianteiro permite a colocação de uma lente para o farol, que vem injetada. No da Tamiya ele é moldado em peça única, e sem opção de uso de transparência.
Acessórios
Como o kit tem uma certa raridade, e eu gosto do avião, merece levar alguns acessórios. Utilizarei os abaixo citados:
Cockpit da Neomega (http://www.neomega-resin.com/harrier.htm)
Sem dúvida uma opção completa e bem resinada. Acompanha um canopy vacum-formed.
Paredes traseira e laterais
Assento MB MkX
Painel e banheira
Entradas de ar da Heritage (http://www.heritageaviationmodelsltd.co ... ns-2-c.asp)
A Heritage Aviation Models tem uma gama enorme de conversões e acessórios para família Harrier a preços razoáveis. Quando montei o Tamiya, essas entradas de ar eram facilmente cortadas, mas o da Airfix, por ser mais bem injetado não me inspirou confiança para cirurgias. Optei por comprar essas moldadas em resina, aqui já preparadas:
Dry Fit:
Escada em PE da Brengun (http://www.brengun.cz/)
A Bregun é relativamente nova no mercado e tem alguns produtos inusitados. Ela tem diversas escadas de aviões, e a do SHAR ele tem tanto na 1/48 quanto 1/72. Essa escada também é usada pelo Hawker Hunter.
Telas de arame
O armeiro-mor Rodrigues me cedeu uma pequena tela de arame e eu consegui outra após desmontar um filtro caixa de descarga. O SHAR posui várias aberturas gradeadas, então estas ajudarão bastante.
Sucatas
Bom, como o meu SHAR da Tamiya foi abatido pela minha ex-diarista (devia ser argentina), sobraram algumas sucatas que podem ajudara a fazer alguns kit bashings...
O Coração do SHAR, Motor Pegasus. Só o da Tamiya o traz.
Decalques
Bom os decalques originais do kit são uma


Consegui decalques para a versão que quero pintar neste SHAR: Extra Dark Sea Gray (ESDG) overall, ou seja, todo cinza naval escuro. Os SHARs FRS.1 eram originalmente pintados usando branco na parte inferior e ESDG em cima. Durante a viagem da Força Tarefa para o Atlântico Sul, foram pintados nos conveses dos navios aeródromos, como o Hermes. Isso criou uma diferença grande de tonalidades em relação ao ESDG original.
Uma curiosidade: os decalques originais foram impressos pela DC Comics...a famosa editora de quadrinhos estado-unidenses.
Para finalizar, uma foto nostálgica de uma jovem senhora, que muito admiro, à ocasião...clique na foto e veja a matéria sobre a despedida dos SHAR, enquanto se aguarda o mítico F-35...

Está bom assim, Brettas ?
