Para quebrar um pouco a monotonia dos GB's de aviões e blindados, vou aproveitar que eu ando numa fase naval para iniciar o GB com uma embarcação.
Prólogo
Nas linhas abaixo eu vou fazer uma breve análise das duas Vospers 1/72 da segunda guerra existentes hoje no mercado, Revell e Airfix. Já que a idéia do GB é o intercambio de informações, vou começar relatando aqui o que eu apurei sobre ambos kits enquanto decidia qual deles iria montar para servir de subsídio aos que por ventura venham a se interessar pelo tema no futuro.
Sem dúvida alguma a melhor Vosper da segunda guerra hoje disponível no mercado é a da Italeri 1/35, porem essa se enquadra em uma outra realidade de preço e de disponibilidade de espaço para o kit depois de montado, certamente não cabendo comparação dela com as duas únicas disponíveis na 1/72. Existem ainda os kits das Vosper Perkasa da Tamyia e Trumpeter na 1/72, mas que são de modelos de bem após a guerra, portanto não cabendo também nenhuma comparação alguma aqui.
A idéia de montar uma Vosper para o próximo evento me surgiu dias atrás quando eu encontrei essa Vosper da Revell-Kikoler numa loja nova de Curitiba.

Eu montei uma dessas quando o kit saiu aqui em meados dos anos 70 e não resisti a tentação de ter outro igual na caixa para guardar de recordação. Porém, só quando o kit chegou, é que me caiu a ficha de que ele se enquadraria no tema do próximo evento e que seria interessante montar uma dessas.
Como eu não pretenda mexer especificamente nessa, a minha Ideia inicial foi tentar conseguir uma rebox recente dela pela Revell alemã para montar.

Porém antes de começar a correr atrás do kit, lembrando de que se tratava de um kit de concepção antiga, resolvi fazer primeiro uma pesquisa na internet para saber se o mesmo era viável ou não, chegando as conclusões a seguir:
Esse kit foi lançado originalmente pela Revell americana em 1965 para representar a PT-73 do seriado de televisão “McHale’s Navy”.

Ao que parece quando a série começou a ser rodada em 1962, a produção não conseguiu encontrar uma autentica PT boat americana da WWII em condições de atuar durante as filmagens. A solução foi apelar para uma Vosper 70ft fabricada sob licença nos EUA durante a guerra e que ainda estava em condições de uso, maquiando-a como se fosse uma PT boat. Estimulada pelo sucesso da série a Revell decidiu em 1965 fazer um kit que representasse a PT-73, usando como referencia para os moldes a própria lancha do seriado, e foi justamente nesse ponto que começaram os problemas do kit. Em primeiro lugar, aparentemente os projetistas do kit só se ativeram aos detalhes da lancha que eram visíveis acima da linha d’agua e não se preocuparam em pesquisar mais sobre as Vospers para saber exatamente como o casco delas eram sob a água. Para preencher essa lacuna, eles simplesmente se basearam no desenho das lanchas americanas contemporâneas que tinham o fundo do casco todo em forma de “V” , conforme pode ser visto a direita na foto dos galhos do kit abaixo.

Porém uma das características principais da Vospers dessa época era fundo do casco na área da popa totalmente plano, conforme pode ser visto na popa do kit da Italeri que é de um modelo parecido com a da Revell.

A parte esse deslize do casco, de um modo geral o kit representava, com razoável fidelidade a PT-73 do seriado. Porém quando o seriado acabou em 1966, o público começou a se desinteressar pelo kit e a Revell se viu na contingência de estudar uma outra forma de recuperar o que foi investido na confecção das formas. A solução veio algum tempo depois quando a Revell inglesa resolveu então re-embalar o kit como sendo de uma das M.T.B. (Motor Torpedo Boat) britânicas da segunda guerra.

E foi aí que surgiu o segundo problema do kit. A lancha que foi usada para representar a PT-73 do seriado, na verdade era parte de um lote construído sob licença nos EUA com o objetivo de ser enviado para Rússia como parte do programa de Empréstimos e Arrendamentos (Lend-Lease Act). O problema é que as Vospers que eram enviadas para a Rússia tinham uma configuração diferente das que foram usadas pela Inglaterra, portanto o kit da Revell precisaria de sofrer algumas modificações para representar corretamente uma M.T.B. inglesa. Além dessas duas falhas, o kit também sofre de alguns dos defeitos comuns aos kits daquela época, como excesso de rebarbas, peças moldadas junto com o convés, alguns detalhes grosseiros, marcas de injeção, etc. Apesar dessas falhas, o kit não é de todo inviável, e com alguma pesquisa e paciência para realizar as correções necessárias, é possível se extrair dele uma boa representação de uma M.T.B. inglesa do período intermediário da guerra. Existe ainda um photoetche da Eduard específico para ele que permite melhorar alguns dos detalhes sobre o convés.
Diante desses resultados, comecei a repensar se eu estava disposto a ter esse trabalho todo no momento para fazer uma Vosper. Porém como conseqüência indireta da minha pesquisa, acabei chegando a informações sobre a Vosper da Airfix, conforme a seguir: