B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1,2
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B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1,2
Amigos do plasti, saudações!
Eis a minha mais nova empreitada, meu 3 modelo a ser montado , o famoso B-25 mitchell .
Modelo para o qual espero poder contar com a ajuda, e os pitacos dos colegas; dada minha ainda pouca experiência , certamente preciso de todos os toques e dicas que os colegas me derem.
Eis a ficha da "criança":
HISTORIA:
O B-25 imortalizou-se em 18 de Abril de 1942, quando se tornou o primeiro avião americano a bombardear o Japão. Comandado pelo Ten. Cel. James Doolittle, dezeseis B25 Mitchell decolaram do porta-aviões USS Hornet, voaram 1.287 Km até o Japão e atacaram os alvos. A maioria fez pouso forçado na China. Naquela época, eram os bombardeiros mais pesados disponíveis capazes de oprar a partir de porta-aviões.
O B-25 foi projetado para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos ( US Army Air Corps - USAAC) antes da Segunda Guerra. A North American Company jamais havia projetado um bombardeiro multi-motor. O projeto original tinha asas altas e três tripulantes acomodados numa fuselagem estreita. A USAAC decidiu então, que seu novo bombardeiro necessitaria de mais carga útil - o dobro da especificação original. Os projetistas da North American, então, abaixaram as asas para o meio e alargaram a fuselagem, permitindo ao piloto e co-piloto sentarem-se lado a lado. Também foram feitas melhorias na cabine.
A USAAC encomendou 140 unidades do novo projeto antes mesmo que tivesse saido da prancheta. Existiram pelo menos seis variantes do B-25, desde os modelos iniciais B-25A e B, com duas poderosas torres de canhões, até o B-25C equipado com piloto automático e o modelo G armado com canhão 75mm usado em missões anti-navio. Os britânicos designaram os B-25B de Mitchell I, o modelo C e D como Mitchell II e o J, que possuia doze metralhadoras, como Mitchell III.
A Marinha e os Fuzileiros Navais americanos (US Navy e Marine Corps respectivamente) batizaram seus B-25J de PBJ-1J. Ao fim da Guerra, o B-25 havia se tornado o mais utilizado bombardeiro médio americano. Após a Guerra, muitos B-25 se transformaram e aviões de treinamento. Entre 1951 e 1954, 157 Mitchells foram convertidos em salas de aula para o ensino da operação de radares de controle de fogo Hughes E-1 e E-2. Também foram usados como transporte de pessoal e avião de treinamento para navegadores. O último B-25 foi retirado de serviço da Força Aérea Americana (United States Air Force - USAF) em 21 de Maio de 1960.
fontes: Naval History of WW2 e Warbird Alley
Ficha técnica:
Fabricante North American Aviation
Modelo B-25 "Mitchell"
Ano Entrada Serviço 1941
Produzidos 9.816
Motores Dois Wright R-2600-92 Cyclone radiais a pistão de 1.700 hp cada
Envergadura 20,59 m
Comprimento 16,13 m
Altura 4,82 m
Área da Asa 56,67 m²
Peso Vazio n/d
Peso Máximo 9.331 Kg
Tripulação 5
Armamento Seis metralhadoras Browning .50 (nas posições: proa, cauda e dorsal), mais 1.120 kg de bombas carregadas internamente
Velocidade Máxima 443 Km/h
Velocidade Cruzeiro 370 Km/h
Teto 7.620 m
Alcance 1.931 km
O kit:
O kit é um velho airfix, que dispensa apresentações noque se refere a sua falta de qualidade,e pobreza de detalhes. é um verdadeiro goiaba como dizem os colegas modelistas; mas como eu digo kits assim servem para melhorar a capacidade do modelista em todos os sentidos;seja devido a pobreza de detalhes,ou até mesmo(como é o meu caso)pelo fato de ter que literalmente fazer peças para substituir as do kit que foram tão mal moldadas que se tornaram imprestáveis.
a art box é até bonita.
as arvores
"tudo junto e misturado!"
pelo menos as transparências vieram num bag protegidas.
as 5 arvores
algumas peças :
nariz para as quatro versões disponiveis.
hélice uma das pás será substituida pois é fina como papel e empenada
pilotos que não irei usar(nessa escala é impraticável tentar detalha-los!)
asas e fuselagem em alto relevo
decais para quatro versões
manual facil, vista esplodida
.
Dentre as quatro versões disponiveis irei fazer a B-25J "lady luck" USAAF. a pintura externa sera em aluminio é oque vocês chamam de bare-metal não é?(me corrijam se eu estiver errado) e o interior sera feito ( depois de "calorosa" e enciclopédica discussão na IPMS-rio ,forum do qual também sou membro)em Fs 34151 zinc cromate greem.
Eis algumas fotos do que já foi feito:
pro painel de instrumentos não vem nem decal! tive que improvisar algo com metal.
a parte traseira foi toda assoalhada
todo o interior foi feito, longarinas, bancos armários, radios, painéis de controle, linhas hidráulicas e elétricas.
os bancos receberam um singelo retoque.
o banco do artilheiro de cauda teve que ser feito
extintores feitos com contonete aluminio e cobre
o nariz também foi "tratado" , assoalhado para que eu pudesse minimamente retratar o original. aproveitei pra colocar chumbo embaixo do assoalho pra não sentar de cauda .
procurei retratar os varios instrumentos que ali estão, inclusive o suporte das metralhadoras do naris .
tentei fazer uma espécie de cinta de munição para a metralhadora com tira de aluminio, depois de pintada vou filetar com cobre para simular as balas.
No nariz ainda falta o banco do artiheiro que fica na parede de traz nas costas do artilheiro.
Bom é isso pessoal, depois que fizer o banco do artilheiro vai tudo pro primer e pro fs 34151
abraços!
Eis a minha mais nova empreitada, meu 3 modelo a ser montado , o famoso B-25 mitchell .
Modelo para o qual espero poder contar com a ajuda, e os pitacos dos colegas; dada minha ainda pouca experiência , certamente preciso de todos os toques e dicas que os colegas me derem.
Eis a ficha da "criança":
HISTORIA:
O B-25 imortalizou-se em 18 de Abril de 1942, quando se tornou o primeiro avião americano a bombardear o Japão. Comandado pelo Ten. Cel. James Doolittle, dezeseis B25 Mitchell decolaram do porta-aviões USS Hornet, voaram 1.287 Km até o Japão e atacaram os alvos. A maioria fez pouso forçado na China. Naquela época, eram os bombardeiros mais pesados disponíveis capazes de oprar a partir de porta-aviões.
O B-25 foi projetado para a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos ( US Army Air Corps - USAAC) antes da Segunda Guerra. A North American Company jamais havia projetado um bombardeiro multi-motor. O projeto original tinha asas altas e três tripulantes acomodados numa fuselagem estreita. A USAAC decidiu então, que seu novo bombardeiro necessitaria de mais carga útil - o dobro da especificação original. Os projetistas da North American, então, abaixaram as asas para o meio e alargaram a fuselagem, permitindo ao piloto e co-piloto sentarem-se lado a lado. Também foram feitas melhorias na cabine.
A USAAC encomendou 140 unidades do novo projeto antes mesmo que tivesse saido da prancheta. Existiram pelo menos seis variantes do B-25, desde os modelos iniciais B-25A e B, com duas poderosas torres de canhões, até o B-25C equipado com piloto automático e o modelo G armado com canhão 75mm usado em missões anti-navio. Os britânicos designaram os B-25B de Mitchell I, o modelo C e D como Mitchell II e o J, que possuia doze metralhadoras, como Mitchell III.
A Marinha e os Fuzileiros Navais americanos (US Navy e Marine Corps respectivamente) batizaram seus B-25J de PBJ-1J. Ao fim da Guerra, o B-25 havia se tornado o mais utilizado bombardeiro médio americano. Após a Guerra, muitos B-25 se transformaram e aviões de treinamento. Entre 1951 e 1954, 157 Mitchells foram convertidos em salas de aula para o ensino da operação de radares de controle de fogo Hughes E-1 e E-2. Também foram usados como transporte de pessoal e avião de treinamento para navegadores. O último B-25 foi retirado de serviço da Força Aérea Americana (United States Air Force - USAF) em 21 de Maio de 1960.
fontes: Naval History of WW2 e Warbird Alley
Ficha técnica:
Fabricante North American Aviation
Modelo B-25 "Mitchell"
Ano Entrada Serviço 1941
Produzidos 9.816
Motores Dois Wright R-2600-92 Cyclone radiais a pistão de 1.700 hp cada
Envergadura 20,59 m
Comprimento 16,13 m
Altura 4,82 m
Área da Asa 56,67 m²
Peso Vazio n/d
Peso Máximo 9.331 Kg
Tripulação 5
Armamento Seis metralhadoras Browning .50 (nas posições: proa, cauda e dorsal), mais 1.120 kg de bombas carregadas internamente
Velocidade Máxima 443 Km/h
Velocidade Cruzeiro 370 Km/h
Teto 7.620 m
Alcance 1.931 km
O kit:
O kit é um velho airfix, que dispensa apresentações noque se refere a sua falta de qualidade,e pobreza de detalhes. é um verdadeiro goiaba como dizem os colegas modelistas; mas como eu digo kits assim servem para melhorar a capacidade do modelista em todos os sentidos;seja devido a pobreza de detalhes,ou até mesmo(como é o meu caso)pelo fato de ter que literalmente fazer peças para substituir as do kit que foram tão mal moldadas que se tornaram imprestáveis.
a art box é até bonita.
as arvores
"tudo junto e misturado!"
pelo menos as transparências vieram num bag protegidas.
as 5 arvores
algumas peças :
nariz para as quatro versões disponiveis.
hélice uma das pás será substituida pois é fina como papel e empenada
pilotos que não irei usar(nessa escala é impraticável tentar detalha-los!)
asas e fuselagem em alto relevo
decais para quatro versões
manual facil, vista esplodida
.
Dentre as quatro versões disponiveis irei fazer a B-25J "lady luck" USAAF. a pintura externa sera em aluminio é oque vocês chamam de bare-metal não é?(me corrijam se eu estiver errado) e o interior sera feito ( depois de "calorosa" e enciclopédica discussão na IPMS-rio ,forum do qual também sou membro)em Fs 34151 zinc cromate greem.
Eis algumas fotos do que já foi feito:
pro painel de instrumentos não vem nem decal! tive que improvisar algo com metal.
a parte traseira foi toda assoalhada
todo o interior foi feito, longarinas, bancos armários, radios, painéis de controle, linhas hidráulicas e elétricas.
os bancos receberam um singelo retoque.
o banco do artilheiro de cauda teve que ser feito
extintores feitos com contonete aluminio e cobre
o nariz também foi "tratado" , assoalhado para que eu pudesse minimamente retratar o original. aproveitei pra colocar chumbo embaixo do assoalho pra não sentar de cauda .
procurei retratar os varios instrumentos que ali estão, inclusive o suporte das metralhadoras do naris .
tentei fazer uma espécie de cinta de munição para a metralhadora com tira de aluminio, depois de pintada vou filetar com cobre para simular as balas.
No nariz ainda falta o banco do artiheiro que fica na parede de traz nas costas do artilheiro.
Bom é isso pessoal, depois que fizer o banco do artilheiro vai tudo pro primer e pro fs 34151
abraços!
Editado pela última vez por nascimento em 11 Jun 2012, 22:23, em um total de 3 vezes.
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix
Acompanhando
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix
Eduardo
Tarkus , grato por acompanhar!
Tarkus , grato por acompanhar!
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix
Seus extintores me deram uma ótima idéia.
Também pode ser feito com peças de eletrônica (acho que transistores) bem pequenos e que já possui o fio. Basta pintar.
Vou pesquisar isto.
Também pode ser feito com peças de eletrônica (acho que transistores) bem pequenos e que já possui o fio. Basta pintar.
Vou pesquisar isto.
Tarkus
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix
tarkus obrigado mais uma vez pelas palavras.
Quanto aos extintores, melhor é que você use algo com a superficie mais plana(regular);pois o transistor( talvez você tenha querido dizer resistor ou capacitor) .tem as extremidades meio abauladas.
Você pode usar pedaços de antena de radio (aqueles pequenos de pilha) fica ótimo! ou algo que tenha superficie semelhante.
No blog http://www.spruemaster.com/blog/ tem um tutorial ótimo sobre isso, foi lá que aprendi. dá uma procurada lá!
abraço!
Quanto aos extintores, melhor é que você use algo com a superficie mais plana(regular);pois o transistor( talvez você tenha querido dizer resistor ou capacitor) .tem as extremidades meio abauladas.
Você pode usar pedaços de antena de radio (aqueles pequenos de pilha) fica ótimo! ou algo que tenha superficie semelhante.
No blog http://www.spruemaster.com/blog/ tem um tutorial ótimo sobre isso, foi lá que aprendi. dá uma procurada lá!
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...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix
Bom pessoal, dando continuidade aos trabalhos, eis as singelas evoluções do mitchel; pintura do interior.
o nariz; acho que passa.
o banco do artilheiro de cauda feito. em verde esmeralda, bem como as demais almofadas de bancos.
interior , ja com os extintores que ficaram bem interessantes
aqui a parte da cabine de comando, não ficou bom apenas rasoavél, achei meio com cara de brimquedo sem falar dos cintos que ficarão sofriveis e simétricos,só percebi depois de feito :mad:
mais uma geral ,algo que me deixou contente foi ter acertado bem o tom da cor zinc cromate fs 34151.
aqui começando a fechar o pastél; e com o banco do artilheiro que fica no nariz, inclusive com o encosto de cabeça.
aqui com a parte de traz do assoalho colocada com o banco do artilheiro
aqui com o nariz integrado.
um dry-run do pastel só pras fotos
cauda
já vi que terei sérios problemas para alinhar o nariz a fuselagem vejam só.
a ultima
Bom irmãos por em quanto é isso!
Sem falsa modéstia alguma digo que o resultado desse interior passa; mais não era bem oque eu tinha em mente.cometi algumas falhas grosseiras, que pretendo não cometer na próxima montagem.
Como ainda estou engatinhando no modelismo sendo esse o meu 3 modelo, vou me consolar com isso, mas é preciso evoluir. agora é cuidar do exterior que vai dar um baita trabalho, e pensar numa base adequada pra ele, não sei se embarcado ou não.
Aproveito pra perguntar se de fato os colegas acham que a textura dos rebites tá muito grossa? porque aqui olhando de perto não me pareceu ser assim.
abraços.
o nariz; acho que passa.
o banco do artilheiro de cauda feito. em verde esmeralda, bem como as demais almofadas de bancos.
interior , ja com os extintores que ficaram bem interessantes
aqui a parte da cabine de comando, não ficou bom apenas rasoavél, achei meio com cara de brimquedo sem falar dos cintos que ficarão sofriveis e simétricos,só percebi depois de feito :mad:
mais uma geral ,algo que me deixou contente foi ter acertado bem o tom da cor zinc cromate fs 34151.
aqui começando a fechar o pastél; e com o banco do artilheiro que fica no nariz, inclusive com o encosto de cabeça.
aqui com a parte de traz do assoalho colocada com o banco do artilheiro
aqui com o nariz integrado.
um dry-run do pastel só pras fotos
cauda
já vi que terei sérios problemas para alinhar o nariz a fuselagem vejam só.
a ultima
Bom irmãos por em quanto é isso!
Sem falsa modéstia alguma digo que o resultado desse interior passa; mais não era bem oque eu tinha em mente.cometi algumas falhas grosseiras, que pretendo não cometer na próxima montagem.
Como ainda estou engatinhando no modelismo sendo esse o meu 3 modelo, vou me consolar com isso, mas é preciso evoluir. agora é cuidar do exterior que vai dar um baita trabalho, e pensar numa base adequada pra ele, não sei se embarcado ou não.
Aproveito pra perguntar se de fato os colegas acham que a textura dos rebites tá muito grossa? porque aqui olhando de perto não me pareceu ser assim.
abraços.
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1
Nascimento,
Eu acho que levando em consideração a escala e a qualidade do modelo, o resultado do interior foi ótimo. Tem kits que não vale a pena a gente se desgastar demais com os detalhes pois o kit como um todo não ajuda e o trabalho que é feito acaba não realçando. Deixe para ser mais autocrítico para quando voçe estiver mexendo com kits de melhor qualidade. Quanto aos rebites, acho que eles são exagerados sim. Infelizmente não tenho nenhuma foto digital da B-25 do Musal para te demonstrar isso, mais voçe pode ter uma idéia a partir dessa foto da nacele do Electra:
Observe que apesar de haverem muitos rebites nela, depois de lixados eles ficam no mesmo nível das chapas, e não protuberantes como nesse kit. Levando em consideração ainda que essa nacele está no metal natural e num B-25 ainda haveria uma camada de tinta tornando os rebites mais homogêneos que as chapas. Atualmente os fabricantes dão muito mais importância as linhas dos painéis do que aos rebites pois sabem que é isso que realmente aparece a uma certa distancia, e não os rebites. Esses quando são representados, normalmente são em baixo relevo e muito discretos.
Nesse kit eu vejo duas soluções para voçe:
A primeira seria voçe rebaixar as linhas do kit e simplesmente lixar os rebites todos. Mas me parece que no caso não há linhas em alto relevo para te servir de guia, o que te complicaria muito o trabalho.
A segunda seria voçe ir passando uma lixa fina sobre os rebites até que eles se tornem bem discretos, porém não a ponto deles desaparecerem. É uma solução mais simples que se bem aplicada pode dar um resultado aceitável.
Abs,
Ricardo
Eu acho que levando em consideração a escala e a qualidade do modelo, o resultado do interior foi ótimo. Tem kits que não vale a pena a gente se desgastar demais com os detalhes pois o kit como um todo não ajuda e o trabalho que é feito acaba não realçando. Deixe para ser mais autocrítico para quando voçe estiver mexendo com kits de melhor qualidade. Quanto aos rebites, acho que eles são exagerados sim. Infelizmente não tenho nenhuma foto digital da B-25 do Musal para te demonstrar isso, mais voçe pode ter uma idéia a partir dessa foto da nacele do Electra:
Observe que apesar de haverem muitos rebites nela, depois de lixados eles ficam no mesmo nível das chapas, e não protuberantes como nesse kit. Levando em consideração ainda que essa nacele está no metal natural e num B-25 ainda haveria uma camada de tinta tornando os rebites mais homogêneos que as chapas. Atualmente os fabricantes dão muito mais importância as linhas dos painéis do que aos rebites pois sabem que é isso que realmente aparece a uma certa distancia, e não os rebites. Esses quando são representados, normalmente são em baixo relevo e muito discretos.
Nesse kit eu vejo duas soluções para voçe:
A primeira seria voçe rebaixar as linhas do kit e simplesmente lixar os rebites todos. Mas me parece que no caso não há linhas em alto relevo para te servir de guia, o que te complicaria muito o trabalho.
A segunda seria voçe ir passando uma lixa fina sobre os rebites até que eles se tornem bem discretos, porém não a ponto deles desaparecerem. É uma solução mais simples que se bem aplicada pode dar um resultado aceitável.
Abs,
Ricardo
Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1
O detalhamento do interior esta muito bom, mais do que este kit merece. Eu não mexeria nos rebites, no máximo uma lixada de leve, como falou o Ricardo.
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1
Grato companheiros, acho que é isso mesmo que vou fazer;uma leve lixada.
abraço.
abraço.
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1
Nascimento tá beleza !
Ricardo, ao ver estas fotos do Electra me lembrei que ele está destruido por dentro ......sem nenhuma poltrona, poeira em quilos, triste mas é verdade, isso pelo menos em janeiro.....
Ricardo, ao ver estas fotos do Electra me lembrei que ele está destruido por dentro ......sem nenhuma poltrona, poeira em quilos, triste mas é verdade, isso pelo menos em janeiro.....
F 100
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1
Alguma razão para isso? Tenho a impressão que ele foi com o interior completo para o Musal.luiz carlos-f100 escreveu:Nascimento tá beleza !
Ricardo, ao ver estas fotos do Electra me lembrei que ele está destruido por dentro ......sem nenhuma poltrona, poeira em quilos, triste mas é verdade, isso pelo menos em janeiro.....
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1
RIcardo ele chegou inteiro, inicialmente foi aberto a visitação publica, depois .........bom só vendo o estado... é de chorar mas acredito que será superado
F 100
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Re: B-25 mitchell 1/72 airfix - atualização 1,2
Bom colegas ; eis as fotos (sofriveis) do pouco progresso do modelo. embora venha tendo muuuito trabalho com ele,afinal trata-se de um airfix!
o conjunto motor/hélice não trabalhei no motor só o basico.
as hélices passam.
Fuselagem, muuita massa! ela ainda não foi lixada para suavizar os rebites, mais sera. as asas já foram.
aqui o detalhe das metralhadoras, que foram todas substituídas por metal, (as 11)
o dificil é trabalhar com as metralhadoras laterais no lugar, pois tem que ser coladas antes do kit ser fechado.
Empenagem , toda articulada, manche, profundores achei esse um ponto positivo no kit.
conjunto das asas já lixados para suavizar os rebites.
Sera que pegou massa?
Aqui um dry-run com as asas e motores no lugar, só pra ver como fica.
Aqui nota-se as transparências opacas, é que estou experimentando a mascara liquida da acriléx. é a base de latéx ótima! já usei para mascarar a pintura do bronco ov-10 e gosteio do resultado, agora estou testando sobre as transparências.
Bom pessoal, por enquanto é só. vou continuar o trampo,e não sera pouco! pintura em metal natural,e uma boa base estão pela frente.
abraços.
o conjunto motor/hélice não trabalhei no motor só o basico.
as hélices passam.
Fuselagem, muuita massa! ela ainda não foi lixada para suavizar os rebites, mais sera. as asas já foram.
aqui o detalhe das metralhadoras, que foram todas substituídas por metal, (as 11)
o dificil é trabalhar com as metralhadoras laterais no lugar, pois tem que ser coladas antes do kit ser fechado.
Empenagem , toda articulada, manche, profundores achei esse um ponto positivo no kit.
conjunto das asas já lixados para suavizar os rebites.
Sera que pegou massa?
Aqui um dry-run com as asas e motores no lugar, só pra ver como fica.
Aqui nota-se as transparências opacas, é que estou experimentando a mascara liquida da acriléx. é a base de latéx ótima! já usei para mascarar a pintura do bronco ov-10 e gosteio do resultado, agora estou testando sobre as transparências.
Bom pessoal, por enquanto é só. vou continuar o trampo,e não sera pouco! pintura em metal natural,e uma boa base estão pela frente.
abraços.
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