Pessoal, esta foi minha experiência na confecção de um punch & die. Fiquei satisfeito com o resultado, levando em consideração que só não saiu perfeito devido à inclinação dos furos, por eu não possuir uma furadeira de bancada. O conjunto acrílico/alumínio tem 150x15 mm. A espessura do alumínio é de 5 mm e a do acrílico de 8 mm. As brocas variam de 1,5 a 5 mm, aumentando de 1/2 em 1/2 mm. as brocas foram compradas pela internet e sairam em média por R$ 2,00 cada uma. Tentei começar com uma boca de 1 mm, que eu já possuía mas acabou quebrando dentro do acrílico e não consegui retirar. O problema, como disse o augusto lá na webkits, é que brocas abaixo de 1,5 mm são de aço carbono, e se quebram muito facilmente.
O acrílico foi cortado com a Dremel, utilizando um pequeno disco de serra circular, depois de cortado em baixa velocidade, lixei o acrílico até ficar na mesma espessura do alumínio. Por fim lixei com uma lixa d'água bem fina e poli com algodão e pasta de dentes. O polimento ficou muito bom. Seguem algumas fotos abaixo.
Esse disco foi cortado com a broca de 2 mm. Não fiz outros furos porque não quero estragar as brocas. Depois de pronto pretendo cortar as brocas para melhorar o superfície cortante, pois as brocas tem a parte de trás um pouco arredondadas.
Alguém aí tem uma furadeira de bancada para ajudar na finalização do projeto?
Se alguém tiver interessado eu tenho material sobrando, e depois que eu tiver o meu não vou precisar mais do material. Eu pretendo fazer uns dois a mais para deixar guardado como sobressalente. Mas tenho material para uns vinte. Quem tiver interesse podemos rachar o custo do material, que ficou em R$ 90,00. Quanto mais gente mais barato fica fazer um, podemos rachar o custo do material e o set fica quase de graça. Só preciso da furadeira e um lugar para cortar o acrílico, pois a dona maria aqui quase me bateu devido a sujeira que eu fiz no apartamento.
um abraço a todos.
quem tem uma furadeira de bancada?
-
- Plastimodelista
quem tem uma furadeira de bancada?
Projetos na bancada:
Nenhum
Nenhum
-
- Plastimodelista
- Contato:
Re: quem tem uma furadeira de bancada?
Renato, procure o CIDEL via MP aqui no Forum !
Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72