Inicialmente uma resenha do avião:

O MiG-29 é um caça de 4a. geração projetado para a missão de superioridade aérea na antiga União Soviética. Desenvolvido na década de 70 pela Mikoyan Gurevich, ele entrou em serviço em 1983 e permanece em serviço na Rússia e em muitos países. O MiG-29 foi idealizado para rivalizar com os caças americanos F-16 Fighting Falcon e F/A-18 Hornet. Ele deve continuar em serviço por muitos anos ainda, pois tem recebido muitas modernizações. O MiG-29K está sendo produzido para a Marinha da Índia e o MiG-35 é sua versão mais evoluída.
O Fulcrum foi usado em combate pela primeira vez na Guerra do Golfo, em 1991, nas mãos de pilotos iraquianos. De acordo com a USAF, cinco MiG-29s foram abatidos por F-15 Eagles. Oito MiG-29 conseguiram fugir para o Irã e lá continuam em serviço.
Um MiG-29 cubano derrubou dois aviões civis Cessna 337, que pertenciam à organização “Brothers to the Rescue”, em 1996, depois que os aviões ultrapassaram o espaço aéreo cubano.
Em 1999, alguns MiG-29 da Eritréia foram abatidos por Su-27 da Etiópia, pilotados por mercenários russos. O número de aviões derrubados varia de acordo com as fontes, de 2 a 5 aviões.
Diz-se também que MiG-29s da Eritréia abateram dois MiG-21 etíopes e que seus Fulcrums também abateram três MiG-23.
Em 20 de abril de 2008, a Geórgia acusou a Rússia de ter usado um MiG-29 para atingir um UAV Hermes 450 georgiano. A Rússia negou, mas depois foi provado por uma gravação em vídeo que o UAV foi mesmo abatido por um caça russo, usando um míssil ar-ar R-73.
Em 10 de maio de 2008, guerrilheiros do Movimento de Igualdade e Justiça (JEM) de Darfur, atacaram a capital do Sudão. Durante a ação, um caça MiG-29 da Força Aérea do Sudão foi abatido pelos guerrilheiros do JEM, que usavam metralhadoras de 12,7mm e 14,5mm. O MiG-29 estava com um piloto russo mercenário nos comandos, que faleceu após a ejeção, pois seu pára-quedas não abriu.
Embora fosse considerado durante muito tempo como uma das peças mais temíveis do arsenal soviético, o MiG-29 Fulcrum não é hoje um avião capaz de ombrear lado a lado com maioria dos aparelhos de caça equivalentes utilizados no Ocidente… Incapaz de atacar mais do que um alvo de cada ves, com motores que tinham que ser reiniciados em pleno vôo muito frequentemente e com a grave incapacidade de transportar armas Ar-Terra e problemas diversos nos sistemas de navegação a MiG sabia que este aparelho já não poderia continuar a ser exportado… Assim, e partindo da mesma airframe (como a Sukhoi fez com o Su-27) desenvolvou um novo aparelho, o MiG-29 SMT:

O Mig-29 SMT servirá de plataforma para o novo caça da Mikojan & Gurevich: o MiG-35

O Mig-35 foi apresentado ao público pela primeira vez no evento “Air India 2007” e é um concorrente sério ao programa indiano MRCA (Multi Role Combat Aircraft). Equipado com motores RD-33MK, vectoriais, um radar AESA Zhuk-A e um sistema de detecção passiva radicalmente novo designado por “Optical Locator System” (OLS) (ver AQUI). Obviamente, o MiG-35 vence algumas das mais graves deficiências do MiG-29… É capaz de realizar um amplo leque de missões Ar-Terra, tem uma aviónica muito mais aperfeiçoada e apresenta reservatórios de combustível internos de maior capacidade e até um sistema de reabastecimento em vôo.
Continua contudo a ser um caça de 4,5 geração… Talvez inferior ao Su-35, F-35 e certamente que o F-22… E substancialmente mais caro que o seu antecessor (o MiG-29 parece ter um preço de mercado que ronda os 10 milhões de US$ por unidade, enquanto que o MiG-35 teria um preço unitário de cerca de 30 milhões de US$), um acréscimo que resulta da introdução de aviónica ocidental (mais cara que a russa) no aparelho, mas também de um redesenho das polemicas turbinas RD33, que continuam a ser, apesar de tudo mais “gulosas” e exigindo ciclos de manutenção mais curtos que as suas equivalentes ocidentais…
O kit:
É um kit muito detalhado, composto por 498 peças, mais trens de pouso em metal branco, pneus de borracha e dois PEs de fábrica. No total são 19 árvores, sendo 6 árvores cinza para o avião, 13 árvores cinza só para as armas e 3 árvores transparentes. Isso mais as duas metades da fuselagem e as tubeiras que vem separadas. O kit é em baixo relevo fino, com um bom detalhamento.
Um ponto positivo é a enorme quantidade de armamento que vem no kit. É impressionante.
O único senão é o fato da Trumpeter ter feito o kit em uma versão protótipo, que até hoje não foi operacionalizada. Isso significa que o modelista tem que fazer a pintura de um dos seis aviões de pré-serie, sendo cinco com a pintura cinza-verde característica e o mais um único protótipo repintado com cores da bandeira rússa, para um show aéreo. esse último foi rebatizado de MiG29 OVT:

Enfim, ainda não sei que avião representar. O que eu estou mais inclinado a fazer é fazer um Downgrade do kit para a versão SMT e representar esse avião aqui:

Essa conversão vai implicar em uma boa dose de scratch, em decais feitas à mão etc. Ainda vou ver se é possível.
Enfim, vamos ao kit:


As árvores do kit, ensacadas de duas em duas:




E aqui as árvores de armamento:





O resto das peças:





As decais:
Essa pro avião:

Essa pras armas:

As instruções:


E aqui as instruções de decais das armas, só pra dar uma idéia da quantidade de armamento incluído. todos os ítens são em dobro, e alguns tem 4 unidades.

Dois PEs que vieram junto com o kit, para o interior e para o assento ejetor:

Bem era isso. Preciso de algum tempo para decidir qual versão vou fazer, e quais as modificações necessárias. Logo que concluir as pesquisas, inicio o kit.