qual a cor?

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Ricardo P-40
Plastimodelista

Re: qual a cor?

Mensagempor Ricardo P-40 » 07 Mar 2012, 18:58

Ha um outro fator que também deve ser levado em conta quando se interpreta uma dessas tabelas de cores seja ela o FS, RAL, RLM etc. Além da questão que o Augusto levantou do padrão FS ter sido criado no pós-guerra, há ainda o chamado efeito de escala. Isso é muito bem demonstrado no Monogram Oficial Paint Guide. Para quem não conhece o livro, aí vão três exemplos de sugestões do livro do quanto as cores apresentadas nos color chips devem ser atenuadas conforme a escala apresentada:

Imagem

Devemos lembrar que essas tabelas foram criadas para emprego das cores em objetos 1:1, porém quando reproduzimos esses objetos em escala, a cor deve ser atenuada na mesma proporção, pois o efeito ótico passa a ser outro.

Por essa razão não convem se reproduzir as cores 100% como aparecem nas tabelas, mas deve-se porém, fazer uma interpretação aproximada da cor tomando por base aquilo que está na tabela.

Muita gente talvez tenha tomado apenas por deboche quando eu mencionei acima que para mim se a cor parece ser é porque é. Porém como eu já citei antes em algum lugar aqui do forum, côr é apenas uma questão de consenso e bom senso. Já houve casos d'eu
modificar as mesmas cores que eu usei em um avião na hora de pintá-las em outro. Simplesmente porque pois embora padrão de cores fosse exatamente o mesmo, o caiu bem em um avião não caiu bem no outro. Daí eu achei melhor fazer uma interpretação individual para aquele avião.

Aqui um exemplo: Spitfire V e Meteor da Tamiya, os dois kits foram feitos com alguns poucos anos de diferença entre eles, porém na hora de pintar o Meteor eu percebi que as cores que haviam me agradado no Spitfire pareciam estranhas no Meteor. A solução que eu achei na época foi fazer o cinza ligeiramente mais azulado e o verde um pouco mais enegrecido. No meu entender ambos continuam pintados com Dark Green e Ocean Gray, porém com duas interpretações diferentes.

Imagem

Imagem

nascimento
Plastimodelista

Mensagempor nascimento » 07 Mar 2012, 19:32

Isso que é essencialmente um fórum :ok uma simples pergunta sobre tinta como "disse o cidel" não só é amplamente respondida e discutidanuma discussão saudável como disse o tarkus ) como também provoca esses desdobramentos que vão desde: problemas com padronização de cor,à os processos industriais Europeus e Americanos.
ótimo aprendi um pouco mais :ok

Também achei interessante oque disse o Augusto,sobre a data de criação da FS; oque significa que não adianta ficar neurótico , procurando o exato tom de cor dessa, ou daquela tinta FS pra pintar modelos da WWII. uma vez que o padrão FS é pós guerra; e apenas nos dá um norte, para não passarmos longe demais do que "possivelmente seria a cor certa"

Oque também não significa que por conta dessa falta de "exatidão documentada" acerca das cores da WWII, eu deva negligenciar algo tão importante como a cor, como disse o Julio é "detalhe" importantíssimo.

Ricardo eu também ja li um pouco sobre esse efeito escala, tenho até uma tabela que aponta o quanto se deve clarear a tinta de escala a escala desde 1/16 ate 1/144 . e como o teu exemplo com o spitfire e o meteor deixam bem claro,é melhor levar a sério esse aspecto, embora muita gente não ligue

julio grato pelos numeros

cesar e ricardo grato pela aula

Abraços.
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 07 Mar 2012, 22:12

Nascimento, essa questão das cores sempre vai dar pano pra manga, mas o grande lance de toda essa discussão é mostrar que cada um tem uma opinião a respeito e mostrar que provavelmente nunca chegaremos a um consenso sobre isso. Mas lembro que todas as opiniões são válidas e a interpretação de cada deve sempre ser respeitada.
Abraços
Cesar Ferreira

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 07 Mar 2012, 23:32

Particularmente não dou a mínima para efeito escala. Acho preciosismo demais.
Tem quem goste, cada um tem um gosto... ;)
Tarkus

Júlio Urubu
Admin.

Mensagempor Júlio Urubu » 07 Mar 2012, 23:57

Particularmente, nunca penso em efeito escala, acho preciosismo extremo e dispensável.

Sempre vai aparecer um puto com a opinião de que "fugiu do FS" ou da cor tradicional... Afinal, são 3 times: os que andam para a cor, os rígidos e os artistas. :-D
Vade retro goiabão! :666

edklingon
Admin.
Contato:

Mensagempor edklingon » 08 Mar 2012, 01:07

Júlio Urubu escreveu:Particularmente, nunca penso em efeito escala, acho preciosismo extremo e dispensável.

Sempre vai aparecer um puto com a opinião de que "fugiu do FS" ou da cor tradicional... Afinal, são 3 times: os que andam para a cor, os rígidos e os artistas. :-D
Eu sou rígido!!! :ordem:
Qapla´

nascimento
Plastimodelista

Mensagempor nascimento » 08 Mar 2012, 11:50

Eu também não me importo com esse efeito escala(não tenho essa sutileza); mais como o exemplo do Ricardo mostra bem!, me parece que não é algo que devemos ignorar, porque ele existe!

Eu imagino cá comigo que o pessoal que monta 1/144 deve sempre ter o efeito escala no horizonte, ou não?

Será que pelo menos quando se tratar de cores escuras como: verdes, marrons,preto ; não devemos levar o efeito escala em conta?

paz.
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Mar 2012, 12:40

nascimento escreveu:Eu também não me importo com esse efeito escala(não tenho essa sutileza); mais como o exemplo do Ricardo mostra bem!, me parece que não é algo que devemos ignorar, porque ele existe!

Eu imagino cá comigo que o pessoal que monta 1/144 deve sempre ter o efeito escala no horizonte, ou não?

Será que pelo menos quando se tratar de cores escuras como: verdes, marrons,preto ; não devemos levar o efeito escala em conta?

paz.

Nascimento e outros,

Eu citei o efeito de escala apenas como mais um aspecto a ser eventualmente considerado quando se toma a decisão sobre o quanto a cor a ser aplicada num kit pode ou deve variar em relação ao padrão FS ou outro qualquer que se está tomando como exemplo de forma que a cor fique melhor representada nele.

De forma alguma estou defendendo aqui a opinião de que o efeito de escala deva ser tomado como algum tipo de santo graal da pintura com regras rígidas que devam ser seguidas 100% a risca. :666

Volto a repetir, a cor ideal é aquela que melhor reproduz no kit aproximadamente a mesma impressão que se tem ao observar o objeto real. Por essa razão antes de fazer uma cor eu procuro ver fotos coloridas da época, fotos de aviões restaurados, fotos de kits bem montados, gravuras bem executadas, tabelas FS, RLM ou qualquer outra aplicável, de forma decidir qual o consenso dentre tudo o que foi visto e qual a tonalidade da cor que melhor vai representar a idéia dela sobre o kit.

Abs,

Ricardo

Rozas
Plastimodelista

Mensagempor Rozas » 08 Mar 2012, 17:36

E o que é efeito escala?

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 08 Mar 2012, 17:38

O Efeito escala é basicamente o tom da cor nas diferentes escalas do modelismo.
Conforme se vê nos chips de cores postadas lá em cima.
Tarkus

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 08 Mar 2012, 20:33

Rozas escreveu:E o que é efeito escala?

Rozas,

A idéia por trás do efeito escala é que as cores dos padrões FS, RLM, RAL, etc. foram desenvolvidas pensando-se no efeito ótico que elas causariam quando aplicadas em objetos em tamanho real. Porém ao utilizá-las tal como foram desenvolvidas sobre representações em escala reduzida desses mesmos objetos elas pareceriam ser muito mais escuras do que no objeto real. Por essa razão os defensores da idéia recomendam que se clareie as cores proporcionalmente a escala em que o objeto é representado. O exemplo acima que eu tirei do Monogram Official mostra isso, quanto menor a escala mais claro deve ser o tom da cor.

Não estou defendendo aqui a tese de que isso tenha que ser sempre levado ao pé da letra, mas que é algo que pode ser considerado quando se percebe que ao aplicar a cor tal como ela era originalmente e o efeito sobre o kit pareça exagerado ou estranho quando comparado a idéia geral que se tenha da cor.

Abs,

Ricardo

Rozas
Plastimodelista

Mensagempor Rozas » 09 Mar 2012, 03:00

Obrigado Tarkus e Ricardo. Acho que esta é a discussão mais legal que vi por aqui.
:drink: :drink:

Rozas :ok

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 09 Mar 2012, 09:39

Rozas escreveu:Obrigado Tarkus e Ricardo. Acho que esta é a discussão mais legal que vi por aqui.
:drink: :drink:

Rozas :ok
Nóis faiz o qui pudemos pá ajudá!! :D :D :D
Tarkus

Rozas
Plastimodelista

Mensagempor Rozas » 09 Mar 2012, 18:50

I si pricisá istrová nois istrova tumem!!!

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 12 Mar 2012, 12:16

Efeito escala é invenção de modelista :D

Não existe isso, não relacionado a escala.

O que é verdade:

A cor é dada pela luz refletida pelo objeto, quanto maior o objeto mais luz ele reflete. Assim amostras muito pequenas por terem uma área de reflexão pequena, tendem a parecer aos olhos como sendo mais escuras. Por isso quando se vai escolher uma cor para pintar uma parede recomendável fazer um teste na parede , com pelo menos 1 m², pois a tinta na parede vai sempre parecer mais clara do que aquela que você vê no mostruário da loja.

Isso, é obvio, não tem nada que ver com escala, mas sim com o tamanho do objeto.

O que ocorre é que cores claras refletem mais luz e por conseguinte mostram melhor o detalhes de um objeto. Ou seja, um objeto pintado numa cor clara vai ser muito mais visível, e mostrar melhor os detalhes, do que o mesmo objeto pintado numa cor escura. Por isso, por exemplo, se usa um primer cinza claro para ver os erros de montagem num modelo.

Os modelistas que não são bobos logo perceberam isto. Vá em qualquer concurso de modelismo e me diga se a esmagadora maioria dos modelos premiados não são os pintados em cores claras. Por que? Porque cores claras mostram muito mais os detalhes e por conseguinte valorizam o trabalho. Quanto menor o modelo, tanto mais ele vai se sofrer deste efeito.

Então o que fizeram os espertos modelistas que querem seus modelos bem visíveis? Inventaram este tal efeito escala que permite que eles pintem modelos com cores mais claras que as reais, com isso mostrando mais os detalhes, mas sem perder a fidelidade histórica.

Deu para entender?

Cor não tem escala, é a mesma seja lá qual for o tamanho do modelo.

Baseado nesta premissa malandra é que vemos, por exemplo, tanques alemães do começo da segunda guerra que eram num cinza quase preto, pintados e diversas variações de um cinza azulado. Ou taques russos que eram pintados em verde escuro, representados com um verde ervilha claro. Esta errado? Não, responde o modelista, é o efeito escala. :nuts:

Então a regra é clara: Se quer pintar seu modelo com a cor real a tonalidade deve ser exatamente a mesma da usada no objeto real.

Nos casos em que estas cores são escuras vão provavelmente matar parte dos detalhes do modelo, principalmente nos menores. Então use uma licença poética e clareie as cores, mas por favor não me venha com esse papo de efeito escala. :D