Devemos lembrar que essas tabelas foram criadas para emprego das cores em objetos 1:1, porém quando reproduzimos esses objetos em escala, a cor deve ser atenuada na mesma proporção, pois o efeito ótico passa a ser outro.
Por essa razão não convem se reproduzir as cores 100% como aparecem nas tabelas, mas deve-se porém, fazer uma interpretação aproximada da cor tomando por base aquilo que está na tabela.
Muita gente talvez tenha tomado apenas por deboche quando eu mencionei acima que para mim se a cor parece ser é porque é. Porém como eu já citei antes em algum lugar aqui do forum, côr é apenas uma questão de consenso e bom senso. Já houve casos d'eu
modificar as mesmas cores que eu usei em um avião na hora de pintá-las em outro. Simplesmente porque pois embora padrão de cores fosse exatamente o mesmo, o caiu bem em um avião não caiu bem no outro. Daí eu achei melhor fazer uma interpretação individual para aquele avião.
Aqui um exemplo: Spitfire V e Meteor da Tamiya, os dois kits foram feitos com alguns poucos anos de diferença entre eles, porém na hora de pintar o Meteor eu percebi que as cores que haviam me agradado no Spitfire pareciam estranhas no Meteor. A solução que eu achei na época foi fazer o cinza ligeiramente mais azulado e o verde um pouco mais enegrecido. No meu entender ambos continuam pintados com Dark Green e Ocean Gray, porém com duas interpretações diferentes.