qual a cor?

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Rozas
Plastimodelista

Re: qual a cor?

Mensagempor Rozas » 06 Mar 2012, 19:54

Ricardo, pinta de "verde mais ou menos igual" e pronto! :ok
(agora eu apanho do pessoal do fórum) :-(

:lol: :lol: :lol:

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 06 Mar 2012, 20:52

Rozas escreveu:Ricardo, pinta de "verde mais ou menos igual" e pronto! :ok
(agora eu apanho do pessoal do fórum) :-(

:lol: :lol: :lol:

É mais ou menos isso aí que eu faço mesmo, no final das contas essas cores sofriam tantas variações que não vale muito a pena esquentar demais. Ou seja se te parece que é, é porque deve ser mais ou menos isso daí mesmo. :obaaa:

nascimento
Plastimodelista

Mensagempor nascimento » 06 Mar 2012, 21:42

ROZAS
E
RICARDO

Os 2 me desencaminhando :lol: :lol: :lol: :lol:
...A DIFERENÇA ESTÁ NO PROCESSO; NÃO NO RESULTADO....

Rozas
Plastimodelista

Mensagempor Rozas » 07 Mar 2012, 01:04

Sobre as cores das aeronaves da 2ª guerra, eu não sei aonde eu li, mas era algo mais ou menos que não havia tinta suficiente. Misturavam o que tinha e mandavam na fuselagem. Não sei se é verdade, mas em se tratando de guerra...(agora caçam minha matrícula na APRJ)... :sad:
Abraço
Rozas
:ok

Júlio Urubu
Admin.

Mensagempor Júlio Urubu » 07 Mar 2012, 01:41

Essa coisa de falta de padronização é dos europeus, que estavam na merda. Os americanos tinham a coisa mais ou menos certinha.

Dark dull green = FS 34092

Cromat Zinc (amarelo) = FS vocêsabequal :D - Aquele amarelo abacate. A TAmiya tem uma ótima cor destas direto do vidro, a Vallejo também.

Cromat Zinc Green = Amarelo vocêsabequal + tinta preta. Aí não tem padrão.

Interior green. Era o amarelo com preto, mas padronizado. A partir de setembro de 1943. A cor é chamada de ANA 611 (tipo padrão RLM) = FS 34151
Vade retro goiabão! :666

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 07 Mar 2012, 01:48

Rozas escreveu:Sobre as cores das aeronaves da 2ª guerra, eu não sei aonde eu li, mas era algo mais ou menos que não havia tinta suficiente. Misturavam o que tinha e mandavam na fuselagem. Não sei se é verdade, mas em se tratando de guerra...(agora caçam minha matrícula na APRJ)... :sad:
Abraço
Rozas
:ok

Pelo que eu já soube esse procedimento ocorreu principalmente com o Ocean Gray durante uma determinada fase da guerra. O fato é que muitos materiais se tornavam escassos, pigmentos inclusive o que dava margem a diversas improvisações.

Desde que eu passei a colecionar itens originais da WWII percebo que a tal padronização é muito mais utopia da cabeça de modelista do que um fato concreto. Até a banda central, normalmente vermelho escura, de uma banal fita de Cruz de Ferro poderia variar do laranja ao cor de rosa dependendo da quantidade e mistura do pigmento usado para tingir a linha que era usada para trançar a fita, e nem mesmo por conta dessas falhas uma fita mal tingida era disperdiçada em meio a economia de guerra.

Tal como isso já ví outros tantos itens com falhas igualmente grosseiras terem sido usados principalmente ao se aproximar o final da guerra. Portanto achar que alguém ficava conferindo rigidamente a tinta que ia pintar um avião com Federal Standart, RAL ou qualquer outra tabela em meio os transtornos de uma guerra, é no mínimo um deboche muito do surrealista.

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 07 Mar 2012, 02:01

Júlio Urubu escreveu:Essa coisa de falta de padronização é dos europeus, que estavam na merda. Os americanos tinham a coisa mais ou menos certinha.
Júlio a questão não era só de estar na merda ou não. O fato é que os americanos desenvolveram nos anos anteriores a guerra o processo de produção em série muito melhor que os europeus. Aquela coisa de produzir carros as pencas em Detroit deu aos americanos uma noção muito melhor da padronização e mecanização industrial, enquanto que na Europa ainda havia uma grande quantidade de processos artezanais dentro do processo industrial.

Só para se ter uma idéia, dos 25 milhões de capacetes que os alemães fizeram durante a guerra, cerca de 10 milhões tiveram as suas bordas dobradas a marretada (Se alguém duvida é só ver o vídeo do link a seguir)

Imagem

http://www.german-helmets.com/MOVIE/M40 ... ction.mpeg

Só em 1942 que mudaram a maneira de fazer o capacete para não se perder mais tempo marretando as bordas. Nesse mesma época desperdícios de tempo e mão de obra como esse já haviam sido eliminados do processo industrial americano, por isso o produto final era mais padronizado.

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 07 Mar 2012, 10:12

Os americanos utilizaram as chamadas "Linhas de Montagem", que melhoraram substancialmente a fabricação de quarquer coisa. Henry Ford foi pioneiro, mas acabou se ferrando num quesito muito simples: Não aceitava que seus carros tivessem outra cor que não fosse o Preto. Com isso outras companhias passaram a utilizar a linha de montagem e a pintar carros com cores diferentes ganhando o mercado rapidamente.

Para se ter uma idéia, com a linha de montagem os americanos eram capazes de construir um navio em apenas 5 dias!! :o
Tarkus

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 07 Mar 2012, 13:57

Muito cuidado ao dizer que uma certa cor era determinado FS. O FS só foi criado em meados dos anos 50 e portanto nenhuma cor anterior a este período seguia o padrão. Para estes casos o FS é apenas um indicativo aproximado.

Ricardo P-40
Plastimodelista

Mensagempor Ricardo P-40 » 07 Mar 2012, 14:46

Marcelo Tarkus escreveu:Henry Ford foi pioneiro, mas acabou se ferrando num quesito muito simples: Não aceitava que seus carros tivessem outra cor que não fosse o Preto.
Sem dúvida Ford tanto podia ser de uma genialidade extrema quanto também de uma tacanhice grotesca. Ele levou vários anos para se convecer de que o Modelo T havia-se tornado obsoleto e de que apesar do baixo custo o mercado queria inovações e não um eterno repeteco barato de um mesmo produto. Com isso quase levou a Ford a falência e mesmo assim foi um custo para convence-lo a mudar a linha Ford em 1921.

A questão dos carros serem preto era uma forma de economizar e agilizar o processo de produção, Ford entendia que pintar os carros de cores diversas era um processo que demandava tempo precioso a cada troca de tinta. Além do mais era mais barato manter o estoque de uma única cor. Ele chegava ao extremo de exigir que os fornecedores entregassem determinadas peças em caixotes feitos com determinado tipo de madeira e com furações e parafusos padronizados por ele. O motivo é porque essas partes eram reaproveitadas na montagem dos carros e com isso ele economizava custos.

Uma curiosidade é que antes da Ford Motor Company Henry Ford fundou uma outra empresa que também levava o nome dele, mas essa nunca foi adiante por que nessa época ele só se interessava por carros de corrida. As instalações dessa empresa foram adquiridas a seguir por Leyland que as usou para fundar a Cadillac . Posteriormente Leyland se desentendeu com a direção da GM e foi trabalhar com Ford como fundador e Diretor da linha Lincoln de carros de luxo da Ford. Até hoje as duas marcas criadas por Leyland continuam existindo concorrendo entre si pela liderança do mercado de carros de luxo nos EUA.

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 07 Mar 2012, 15:00

Exatamente Ricardo! ;)
Tarkus

Cidel
Plastimodelista

Mensagempor Cidel » 07 Mar 2012, 16:07

Caramba como pode uma simples cor levar a uma discussão tão grande com 26 posts, pessoal vocês todos são malucos, não tem outra coisa para se preocupar ??? algum outro detalhe ???? alguma perfeição de montagem ??? a onde chegamos ..... só tem doido.

Beijos e abraços
Cidel Thomé de Abrantes.
Só sabe o trabalho e o prazer que dá, quem faz.
Errando bastante e aprendendo muito...um dia vou aprender muito e errar pouco

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Cesar Ferreira » 07 Mar 2012, 16:56

A questão não é essa Cidel. O FS ou Federal Standard é um conjunto de normas como é a nossa ABNT(se estiver errado me corrijam por favor). E uma dessas normas é o FS 595 que hoje se encontra na edição C. Todas as cores que estão no catalogo FS 595 são utilizadas para os mais variados fins. Se vc olhar uma instrução de pintura de um avião da FAB vai encontrar as referências de tintas baseadas no padrão FS595B e justamente através desse padrão é que alguns poucos fabricantes de tintas vendem suas tintas nesse padrão com vista a facilitar a vida do modelista. A Testors usa muito o padrão Federal Standard.
Então quando se diz que o Leopard 2A6 é pintado nas cores 34079, 30118 e 37038 fica fácil saber qual é a cor correta do veículo e com isso procurar na internet um fabricante de tintas que adote esse padrão ou então, achar as tabelas comparativas entre as cores dos fabricantes e o respectivo FS.
Simples assim, mas a questão é que as vezes existem variações e justamente essas variações é que podem causar discussões acaloradas ou não sobre um determinado padrão de tinta. Lembrando que quando um veículo ou aeronave é pintado seguindo esse padrão FS, a mesma cor pode sofrer variações por conta de estocagem, pigmentação diferente com diferentes fabricantes e por ai vai. Não é necessário ser rígido demais, eu costumo dar uma tolerância, mas se puder pintar no padrão correto eu pinto. É isso.
Abraços
Cesar Ferreira

Júlio Urubu
Admin.

Mensagempor Júlio Urubu » 07 Mar 2012, 17:00

Cidel, a perfeição da montagem e a consequente conclusão do kit passa obrigatoriamente pelo acerto da cor.

É detalhe, e é importantíssimo.
Vade retro goiabão! :666

Marcelo Tarkus
Plastimodelista

Mensagempor Marcelo Tarkus » 07 Mar 2012, 17:06

E POR ENQUANTO ESTAMOS NUMA DISCUSSÃO SAUDÁVEL! :ok
Tarkus