Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Testes, comentários e dicas no uso ou confecção de ferramentas voltadas ou adaptadas para o modelismo
Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor Ricardo P-40 » 25 Fev 2012, 16:32

Já a algum tempo que eu sabia que agulha de costura é um excelente scriber capaz de produzir linhas tão finas quanto as de um kit Hasegawa. Já tendo inclusive usado-as várias vezes com essa finalidade.

Porém o qrande problema com as agulhas é que voçe baixar todas as linhas de um kit inteiro com elas é bastante cansativo. A agulha é muito fina e voçe acaba cansando a mão tentando segurá-la na posição correta enquanto risca as linhas e muitas vezes acaba envergando a agulha.

Imagem

O Osni Vieira Jr. já tinha me dado essa dica tempos atrás no AD, mas na época eu não dei muita bola e acabei esquecendo o assunto. Nesse final de semana resolvi remexer em um kit antigo da Monogram o qual eu pretendo baixar as linhas, daí lembrei do que o Osni me falou e resolvi testar.

A coisa é muito simples e barata. Existe um determinado tamanho de agulha a venda nos armarinhos que tem a mesma espessura que o grafite 0,7mm. Essa agulha tem uma ponta ideal para produzir linhas finas tais quais a da Hasegawa e é resistente o suficiente para não amassar com facilidade.

Imagem

O segredo é apenas comprar em loja de R$1,99 uma lapiseira 0,7mm que tenha uma boa empunhadura e colocar a agulha nela tal como se fosse um grafite.

Imagem

Uma das vantagens é que tal como o grafite a agulha corre no bico da lapiseira permitindo que voçe regule o tamanho da ponta que vai ficar para fora.

Imagem

Imagem

Além do mais é muito mais fácil riscar as linhas segurando uma lapiseira do que uma agulha.

Imagem

Imagem

edklingon
Admin.
Mensagens: 3943
Registrado em: 22 Dez 2006, 08:52
Contato:

Re: Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor edklingon » 26 Fev 2012, 10:08

Gostei dessa, vou tentar. E posso colocar isso como artigo no nosso site?
Qapla´

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Fev 2012, 10:34

edklingon escreveu:Gostei dessa, vou tentar. E posso colocar isso como artigo no nosso site?

Procura escolher uma lapiseira com corpo de alumínio, são mais resistentes. Se voçe tiver dificuldades em descobrir qual o tamanho da agulha, leva a lapiseira 0,07mm no armarinho e testa qual delas encaixa melhor.

Fique a vontade para postar como artigo, vou ver se posto umas fotos melhores.

Abs,

Ricardo

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Fev 2012, 11:08

Mais algumas para facilitar o artigo:

Procurem escolher lapiseiras com o o corpo de alumínio. São igualmente baratas e mais resistentes.

Imagem

Na dúvida sobre o tamanho da agulha, basta levar a lapiseira 0,07mm no armarinho e testar qual agulha encaixa melhor.

Lembrando que devido o fundo da agulha ser largo, esta deve ser colocada por trás da lapiseira tal como o grafite com a ponta para baixo.

Imagem

A agulha tal como deverá ficar dentro da lapiseira.

Imagem

A lapiseira permite variar a extensão da ponta para fora, mas o ideal é trabalhar na maioria das vezes com ela o mais curta possível para evitar empenar a agulha.

Imagem

Imagem

Mais alguns exemplos do trabalho dela, comparem as linhas rebaixadas do leme com as em alto-relêvo na fuselagem. Nese caso eu nem cheguei a usar régua, as próprias linhas do kit serviram de guia.

Imagem

Imagem

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor luiz carlos-f100 » 26 Fev 2012, 16:32

Legal Ricardo, olha as minhas aqui, a primeira ( 0,7 ) fiz usando lapiseira corpo de plástico, a segunda ( 0,5 ) já ficou um tiquinho melhor, a terceira será conforme vc sugere :D :D

Abcs

Imagem
F 100

Ricardo P-40
Plastimodelista
Mensagens: 938
Registrado em: 26 Fev 2007, 10:30
Localização: RJ

Re: Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor Ricardo P-40 » 26 Fev 2012, 17:02

luiz carlos-f100 escreveu:Legal Ricardo, olha as minhas aqui, a primeira ( 0,7 ) fiz usando lapiseira corpo de plástico, a segunda ( 0,5 ) já ficou um tiquinho melhor, a terceira será conforme vc sugere :D :D

Abcs

Imagem

Na segunda voçe deve ter usado uma agulha mais fina, não foi?

luiz carlos-f100
Plastimodelista
Mensagens: 2971
Registrado em: 30 Jul 2009, 23:56
Localização: Del Castilho RJ

Re: Scriber Tabajara MEGAPOWERADVANCED

Mensagempor luiz carlos-f100 » 26 Fev 2012, 19:20

Exato..... achei que da para trabalhar melhor, mas na verdade 0,7 é mais correto!
F 100


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante