Yak-7A ICM 1/48
-
- Plastimodelista
- Contato:
Yak-7A ICM 1/48
Em paralelo ao trabalho do Guardian, eu resolvi montar o único avião da minha coleção e que por acaso é uma aeronave russa. Estou falando do Yak-7A produzido pela ICM na escala 1/48. Vou seguir a estrutura do reviews para deixar a coisa mais organizada.
Um pequeno histórico da aeronave:
Em paralelo com a I-26 (ou Ya-26), a Yakovlev Design Bureau desenvolveu uma versão de dois lugares sob a designação Yakovlev Ya-27. Uma pré-produção I-26 foi concluída com esta configuração. Foi destinado a servir não apenas como um treinador de caça dual-controle, mas também como elemento de ligação e aeronave de apoio das unidades. Comparado com o I-26, o Ya-27 foi simplificado e o peso reduzido, possuia cockpit em tandem sendo fechado por uma cobertura estendida de vidro. A família Yak-7 entrou em produção em maio de 1941 e logo foi alterado para ter uma melhor qualidade de vôo do que aqueles indicados por série Yak-1s. Esse desempenho, combinado com a necessidade urgente de mais caças, levou a produção de uma versão monoposto dos quais o primeiro foi iniciado em junho de 1941; no mês seguinte o caça foi oficialmente designado Yak-7A e de dois lugares Yak-7V. Até o final de 1941 um novo single-seater, o Yak-7B, tinha substituído o Yak-7A. Entrega total de todas as versões do Yak-7 foi de 6.399 aeronaves, encerrando a produção no início de 1943; deste número, cerca de 1.500 eram Yakovlev Yak-7Vs.
São poucas as referências e fotos desse modelo de Yak e as informações escritas são em sua maioria escritas em russo, o que acaba penalizando um pouco a pesquisa.
O Modelo
A caixa do modelo é de construção simplória e muito frágil. O que pode causar danos ao modelo durante o transporte. O modelo é apresentado em um bag único contendo 4 sprues na cor cinza claro e um sprue transparente com a cobertura da cabine, luzes de navegação e o farol da asa. A folha de decal é bem ao estilo dos modelos da ICM e outros produzidos por empresas do leste europeu. Apesar disso ela parece ter um decal bem fino, mas com excesso de filme e isso pode causar o efeito de silvering na hora aplicação, algo que só poderei dar certeza quando chegar nessa etapa da montagem.
Sprues
Trasnparência
Decal
A folha de instrução do modelo cumpre bem o seu papel até mesmo pela escassez de peças do modelo. Apresenta um pequeno histórico do modelo, uma seçção com o mapa das peças, outra com indicação das tintas a serem utilizadas na pintura e cuidados na hora de aplicação do decal. A instrução de montagem em si é simples e bem clara em cada etapa da montagem, mas acredito que demande algum cuidado pelo histórico dos kits da ICM.
Instrução
A versão que escolhi para fazer é essa, um Yak-7A no front de Kalininsky, primavera de 1942:
Agora é começa a montagem e postando os resultados.
Abraços
Um pequeno histórico da aeronave:
Em paralelo com a I-26 (ou Ya-26), a Yakovlev Design Bureau desenvolveu uma versão de dois lugares sob a designação Yakovlev Ya-27. Uma pré-produção I-26 foi concluída com esta configuração. Foi destinado a servir não apenas como um treinador de caça dual-controle, mas também como elemento de ligação e aeronave de apoio das unidades. Comparado com o I-26, o Ya-27 foi simplificado e o peso reduzido, possuia cockpit em tandem sendo fechado por uma cobertura estendida de vidro. A família Yak-7 entrou em produção em maio de 1941 e logo foi alterado para ter uma melhor qualidade de vôo do que aqueles indicados por série Yak-1s. Esse desempenho, combinado com a necessidade urgente de mais caças, levou a produção de uma versão monoposto dos quais o primeiro foi iniciado em junho de 1941; no mês seguinte o caça foi oficialmente designado Yak-7A e de dois lugares Yak-7V. Até o final de 1941 um novo single-seater, o Yak-7B, tinha substituído o Yak-7A. Entrega total de todas as versões do Yak-7 foi de 6.399 aeronaves, encerrando a produção no início de 1943; deste número, cerca de 1.500 eram Yakovlev Yak-7Vs.
São poucas as referências e fotos desse modelo de Yak e as informações escritas são em sua maioria escritas em russo, o que acaba penalizando um pouco a pesquisa.
O Modelo
A caixa do modelo é de construção simplória e muito frágil. O que pode causar danos ao modelo durante o transporte. O modelo é apresentado em um bag único contendo 4 sprues na cor cinza claro e um sprue transparente com a cobertura da cabine, luzes de navegação e o farol da asa. A folha de decal é bem ao estilo dos modelos da ICM e outros produzidos por empresas do leste europeu. Apesar disso ela parece ter um decal bem fino, mas com excesso de filme e isso pode causar o efeito de silvering na hora aplicação, algo que só poderei dar certeza quando chegar nessa etapa da montagem.
Sprues
Trasnparência
Decal
A folha de instrução do modelo cumpre bem o seu papel até mesmo pela escassez de peças do modelo. Apresenta um pequeno histórico do modelo, uma seçção com o mapa das peças, outra com indicação das tintas a serem utilizadas na pintura e cuidados na hora de aplicação do decal. A instrução de montagem em si é simples e bem clara em cada etapa da montagem, mas acredito que demande algum cuidado pelo histórico dos kits da ICM.
Instrução
A versão que escolhi para fazer é essa, um Yak-7A no front de Kalininsky, primavera de 1942:
Agora é começa a montagem e postando os resultados.
Abraços
Cesar Ferreira
Re: Yak-7A ICM 1/48
O kit tem boas linhas, mas o canopy é horrível. É o ponto fraco do kit.
legal Cesar, vou acompanhar.
legal Cesar, vou acompanhar.
-
- Plastimodelista
- Contato:
Salve meu caro, olha eu já vi canopy bem pior do que esse. Acho que aqui é o problema da foto, pois ele possui uma boa transparência e as linhas que dividem as seções não são grosseiras demais e nem tão finas que atrapalhem na hora de mascarar. Eu pretendo ainda hoje aplicar o cinza no interior do avião como na primeira camada da transparência e ali já vai dar para ter uma boa idéia de como vai ficar. Mais tarde eu posto as fotos desse trabalho.
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
Cesar, eu tenho esse kit aqui e no meu caso o canopy é horrível. Pode ser que tenha vindo com problemas.
Vou acompanhar sua montagem e ver se animo a montar também!
Abração!
Vou acompanhar sua montagem e ver se animo a montar também!
Abração!
-
- Plastimodelista
- Contato:
Infelizmente eu fui obrigado a sair por motivos de força maior e só consegui fazer o mascaramento da transparência. Agora vamos ver como fica depois da pintura com a base.
Brettas, acho que daqui dá para vc ter uma idéia se a minha transparência é igual a que vem no seu kit.
Abraços
Brettas, acho que daqui dá para vc ter uma idéia se a minha transparência é igual a que vem no seu kit.
Abraços
Cesar Ferreira
-
- Admin.
Cesar meu amigo, caiu do céu com este kit!
Me arruma os decais que vão sobrar? Só por opção, pois pretendo fazer de inverno....
O Fragelli me trouxe canopi em vacum e uns acessórios pra ele.
Me arruma os decais que vão sobrar? Só por opção, pois pretendo fazer de inverno....
O Fragelli me trouxe canopi em vacum e uns acessórios pra ele.
Vade retro goiabão!
-
- Admin.
Atenção nesta matéria aqui:
http://vvs.hobbyvista.com/Research/Yako ... /index.php
Yaks tem o relógio do combustível na asa. Eu imprimi a figura indicada neste site, furei a asa, fiz um novo fundo com plasticard e visor em acetato transparente, vai ficar bacana
http://vvs.hobbyvista.com/Research/Yako ... /index.php
Yaks tem o relógio do combustível na asa. Eu imprimi a figura indicada neste site, furei a asa, fiz um novo fundo com plasticard e visor em acetato transparente, vai ficar bacana
Vade retro goiabão!
-
- Plastimodelista
- Contato:
Júlio, pelo que eu entendi da matéria, eu vou usar os primeiros marcadores, visto que o meu Yak é um 7A. Isso veio realmente a calhar e vai fazer um diferencial no kit. Em relação aos decais, eu vou usar apenas a versão com o 29 amarelo o restante é seu. Vou separar e depois deixo com alguém para entregar a vc no dia churrasco, caso não nos encontremos antes. Obrigado pela informação do mostrador.
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
-
- Admin.
Beleza
Isso mesmo, a primeira.
Esta é de um Yak-3, o esquema é semelhante no nosso:
Isso mesmo, a primeira.
Esta é de um Yak-3, o esquema é semelhante no nosso:
Vade retro goiabão!
Cesar,
Dá uma olhada na largura dos frames frontais. Estão muito largos. Eles não eram assim. Já passou tinta?
Dá uma olhada na largura dos frames frontais. Estão muito largos. Eles não eram assim. Já passou tinta?
-
- Plastimodelista
- Contato:
Ainda não pintei Brettas, mas curiosamente hoje eu estava olhando a foto de um Yak montado por um modelista de fora e chamou a atenção esse "pequeno" detalhe veja que até a parte superior do parabrisas é mais larga, possibilitando uma melhor visão por parte do piloto. Depois de olhas essa foto eu comecei a entender por que vc disse que o canopy é ruim e por que o Júlio trocou o dele, mas vamos o que é possível fazer dentro das minhas limitações.
Essa é a foto, é um Yak 1, mas que em tese usava o mesmo tipo de parabrisas:
Abraços
Essa é a foto, é um Yak 1, mas que em tese usava o mesmo tipo de parabrisas:
Abraços
Cesar Ferreira
Ele deve ter feito a mascara sobre os frames para conseguir um desenho mais próximo do real.
Acho que no seu caso, seria aumentar as mascaras da frente, para fazer um contorno melhor.
Acho que no seu caso, seria aumentar as mascaras da frente, para fazer um contorno melhor.
-
- Plastimodelista
- Contato:
Eu vou tentar fazer uma máscara nos frames com uma fita de cor diferente, assim consigo delimitar a área a ser pintada, depois disso faço a máscara definitiva com uma segunda fita em cima dos vidros e na hora de pintar eu removo as fitas dos frames. Talvez eu consiga um resultado melhor. A noite eu posto a foto do resultado, pois já estou de saída.
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
-
- Plastimodelista
- Contato:
Bretta, vou continuar essa montagem a partir do dia 09 do mês que vem.
Abraços
Abraços
Cesar Ferreira
Uai, por causa de quê?Cesar Ferreira escreveu:Bretta, vou continuar essa montagem a partir do dia 09 do mês que vem.
Abraços