Yak-7A ICM 1/48

Mostre aqui os seus trabalhos em andamento.
Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Dez 2011, 10:40

Em paralelo ao trabalho do Guardian, eu resolvi montar o único avião da minha coleção e que por acaso é uma aeronave russa. Estou falando do Yak-7A produzido pela ICM na escala 1/48. Vou seguir a estrutura do reviews para deixar a coisa mais organizada.

Um pequeno histórico da aeronave:
Em paralelo com a I-26 (ou Ya-26), a Yakovlev Design Bureau desenvolveu uma versão de dois lugares sob a designação Yakovlev Ya-27. Uma pré-produção I-26 foi concluída com esta configuração. Foi destinado a servir não apenas como um treinador de caça dual-controle, mas também como elemento de ligação e aeronave de apoio das unidades. Comparado com o I-26, o Ya-27 foi simplificado e o peso reduzido, possuia cockpit em tandem sendo fechado por uma cobertura estendida de vidro. A família Yak-7 entrou em produção em maio de 1941 e logo foi alterado para ter uma melhor qualidade de vôo do que aqueles indicados por série Yak-1s. Esse desempenho, combinado com a necessidade urgente de mais caças, levou a produção de uma versão monoposto dos quais o primeiro foi iniciado em junho de 1941; no mês seguinte o caça foi oficialmente designado Yak-7A e de dois lugares Yak-7V. Até o final de 1941 um novo single-seater, o Yak-7B, tinha substituído o Yak-7A. Entrega total de todas as versões do Yak-7 foi de 6.399 aeronaves, encerrando a produção no início de 1943; deste número, cerca de 1.500 eram Yakovlev Yak-7Vs.
São poucas as referências e fotos desse modelo de Yak e as informações escritas são em sua maioria escritas em russo, o que acaba penalizando um pouco a pesquisa.
Imagem

O Modelo
Imagem

A caixa do modelo é de construção simplória e muito frágil. O que pode causar danos ao modelo durante o transporte. O modelo é apresentado em um bag único contendo 4 sprues na cor cinza claro e um sprue transparente com a cobertura da cabine, luzes de navegação e o farol da asa. A folha de decal é bem ao estilo dos modelos da ICM e outros produzidos por empresas do leste europeu. Apesar disso ela parece ter um decal bem fino, mas com excesso de filme e isso pode causar o efeito de silvering na hora aplicação, algo que só poderei dar certeza quando chegar nessa etapa da montagem.

Sprues
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Trasnparência
Imagem

Decal
Imagem

A folha de instrução do modelo cumpre bem o seu papel até mesmo pela escassez de peças do modelo. Apresenta um pequeno histórico do modelo, uma seçção com o mapa das peças, outra com indicação das tintas a serem utilizadas na pintura e cuidados na hora de aplicação do decal. A instrução de montagem em si é simples e bem clara em cada etapa da montagem, mas acredito que demande algum cuidado pelo histórico dos kits da ICM.

Instrução
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A versão que escolhi para fazer é essa, um Yak-7A no front de Kalininsky, primavera de 1942:
Imagem

Agora é começa a montagem e postando os resultados.
Abraços
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Brettas » 05 Dez 2011, 11:06

O kit tem boas linhas, mas o canopy é horrível. É o ponto fraco do kit.
legal Cesar, vou acompanhar.

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Dez 2011, 11:20

Salve meu caro, olha eu já vi canopy bem pior do que esse. Acho que aqui é o problema da foto, pois ele possui uma boa transparência e as linhas que dividem as seções não são grosseiras demais e nem tão finas que atrapalhem na hora de mascarar. Eu pretendo ainda hoje aplicar o cinza no interior do avião como na primeira camada da transparência e ali já vai dar para ter uma boa idéia de como vai ficar. Mais tarde eu posto as fotos desse trabalho.
Abraços
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Brettas » 05 Dez 2011, 11:35

Cesar, eu tenho esse kit aqui e no meu caso o canopy é horrível. Pode ser que tenha vindo com problemas.
Vou acompanhar sua montagem e ver se animo a montar também!
Abração!

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Dez 2011, 21:59

Infelizmente eu fui obrigado a sair por motivos de força maior e só consegui fazer o mascaramento da transparência. Agora vamos ver como fica depois da pintura com a base.
Brettas, acho que daqui dá para vc ter uma idéia se a minha transparência é igual a que vem no seu kit.
Imagem

Imagem

Abraços
Cesar Ferreira

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 05 Dez 2011, 22:13

Cesar meu amigo, caiu do céu com este kit! :D

Me arruma os decais que vão sobrar? Só por opção, pois pretendo fazer de inverno....

O Fragelli me trouxe canopi em vacum e uns acessórios pra ele. :-D
Vade retro goiabão! :666

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 05 Dez 2011, 22:16

Atenção nesta matéria aqui:

http://vvs.hobbyvista.com/Research/Yako ... /index.php

Yaks tem o relógio do combustível na asa. Eu imprimi a figura indicada neste site, furei a asa, fiz um novo fundo com plasticard e visor em acetato transparente, vai ficar bacana ;)
Vade retro goiabão! :666

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 05 Dez 2011, 22:35

Júlio, pelo que eu entendi da matéria, eu vou usar os primeiros marcadores, visto que o meu Yak é um 7A. Isso veio realmente a calhar e vai fazer um diferencial no kit. Em relação aos decais, eu vou usar apenas a versão com o 29 amarelo o restante é seu. Vou separar e depois deixo com alguém para entregar a vc no dia churrasco, caso não nos encontremos antes. Obrigado pela informação do mostrador.
Abraços
Cesar Ferreira

Júlio Urubu
Admin.
Mensagens: 2515
Registrado em: 21 Dez 2006, 11:09
Localização: Niterói

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Júlio Urubu » 06 Dez 2011, 00:26

Beleza :ok

Isso mesmo, a primeira.

Esta é de um Yak-3, o esquema é semelhante no nosso:
Imagem
Vade retro goiabão! :666

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Brettas » 06 Dez 2011, 06:19

Cesar,
Dá uma olhada na largura dos frames frontais. Estão muito largos. Eles não eram assim. Já passou tinta?

Imagem

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Dez 2011, 07:07

Ainda não pintei Brettas, mas curiosamente hoje eu estava olhando a foto de um Yak montado por um modelista de fora e chamou a atenção esse "pequeno" detalhe veja que até a parte superior do parabrisas é mais larga, possibilitando uma melhor visão por parte do piloto. Depois de olhas essa foto eu comecei a entender por que vc disse que o canopy é ruim e por que o Júlio trocou o dele, mas vamos o que é possível fazer dentro das minhas limitações.
Essa é a foto, é um Yak 1, mas que em tese usava o mesmo tipo de parabrisas:
Imagem

Abraços
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Brettas » 06 Dez 2011, 07:18

Ele deve ter feito a mascara sobre os frames para conseguir um desenho mais próximo do real.
Acho que no seu caso, seria aumentar as mascaras da frente, para fazer um contorno melhor. ;)

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 06 Dez 2011, 08:34

Eu vou tentar fazer uma máscara nos frames com uma fita de cor diferente, assim consigo delimitar a área a ser pintada, depois disso faço a máscara definitiva com uma segunda fita em cima dos vidros e na hora de pintar eu removo as fitas dos frames. Talvez eu consiga um resultado melhor. A noite eu posto a foto do resultado, pois já estou de saída.
Abraços
Cesar Ferreira

Cesar Ferreira
Plastimodelista
Mensagens: 3611
Registrado em: 07 Jan 2007, 22:45
Localização: Praça Sêca - Rio de Janeiro
Contato:

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Cesar Ferreira » 09 Dez 2011, 08:01

Bretta, vou continuar essa montagem a partir do dia 09 do mês que vem.
Abraços
Cesar Ferreira

Brettas
Plastimodelista
Mensagens: 2309
Registrado em: 10 Set 2008, 21:22

Re: Yak-7A ICM 1/48

Mensagempor Brettas » 09 Dez 2011, 11:55

Cesar Ferreira escreveu:Bretta, vou continuar essa montagem a partir do dia 09 do mês que vem.
Abraços
Uai, por causa de quê?


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante