Olá a todos. É sempre um prazer escreve aqui e poder compartilhar informações com os colegas.
Hoje, vou tentar escrever sobre pintura e eliminação de linhas de painéis para a família P51, principalmente a versão D, a mais comum dentre os modelistas.
Gostaria de lembrá-los que este tópico é meramente informativo. Cada um tem preferência, modos de montagem e procedimentos de pintura diferentes. Não gostaria de criar ou provocar qualquer ponto sujeito a polêmicas.
Isto posto, vamos em frente.
Vamos começar pela eliminação das linhas de painel. Este procedimento foi retirado de um tópico no ARC. A justificativa é bem convincente. Segundo o autor, as linhas e rebites eram eliminados para melhorar o fluxo laminar na asa, conferindo assim um melhor escoamento e aumento da velocidade da aeronave. È mais ou menos isso.
No kit isso pode ser resumido nas fotos abaixo:
Duas coisas a serem observadas:
1 – as linhas a serem eliminadas devem coincidir nas partes superior e inferior das asas.
2 – Apenas os painéis de acesso às armas são mantidos.
Seguem algumas fotos de aeronaves reais:
Agora uma foto de um kit montado assim:
Achei bem interessante isto. Não havia visto tal coisa em nenhum lugar até então.
Antes que me perguntem sobre: “e o resto das versões?” ou “Mustangs da RAF também tinham estas linhas suprimidas?”. Tudo isso eu perguntei para o autor e ainda estou aguardando resposta. Mas fica aí a dica!
PINTURA: aqui quero agradecer pela atenção, compreensão e a didática do mestre e amigo Júlio Urubu, pelos inúmeros esclarecimentos oriundos deste eterno novato, . Após muita conversa conseguimos chegar a um “denominador comum”!
NOTA: AS CORES USADAS COMO REFERENCIAL FORAM AS DA HUMBROL: H11, H56, H191, H27001, H27002 E H27003!!! NO CASO DA CHAPA QUE FICA POSICIONADA PRÓXIMA AO ESCAPE, PODE SER USADA A MODEL MASTER METALIZER STAINLESS STEEL.
Vamos começar por diferenciar duas cores que confundem muito: Interior Green FS34151 e Cromato de Zinco “verde”. A primeira é TINTA e a segunda uma cor de PRIMER. Porque isso? A North American, fabricante do P51, utilizava YZC com primer. Então temos o seguinte:
COCKPIT: todos sem exceção são pintados de INTERIOR GREEN FS34151; no caso do D, piso em madeira, que era pintado de preto misturado com areia para ficar antiderrapante. Para versões B/C tudo INTERIOR GREEN;
ASSENTO: versão A: nesta versão existiam dois tipos de assentos; um feito em madeira e outro metálico. Ambos podiam ser pintados de YZC ou INTERIOR GREEN. Versões B/C: TUDO INTERIOR GREEN. Versão D: o assento pode ser pintado com o chamado “european green” o mesmo FS34092 ou INTERIOR GREEN;
PORÕES DO TREM DE POUSO E PORTAS: muita atenção aqui! Eu mesmo já fui vítima deste erro bem comum, pintar tudo de Interior Green. Ta errado! São 3 casos: 1º CASO - pintar tudo em metal natural(NMF), 2º CASO – pintar tudo em alumínio como nas asas e o 3º CASO: pintar tudo em YZC. Uma observação: no caso de termos um porão e portas pintados com NMF, as longarinas são pintadas com YZC;
ASAS: sempre pintadas e lisas. COR: ALUMINUIM H56;
PROFUNDORES: COR: POLISHED ALUMINUM METALCOTE H27002;
PARTES MÓVEIS: COR: ALUMINIUM METALCOTE H27001;
FUSELAGEM: COR: POLISHED ALUMINIUM H27002;
TREM DE POUSO: COR: PRATA H11;
Acho que é só. Lembrando que estas cores da Humbrol podem ser polidas levemente após secas.
O acabamento a ser usado neste tipo de aeronave com NMF pode ser brilhante ou no máximo semi-brilho.
Bom, isso é tudo, ou quase tudo
Espero que tenha contribuído com algo. Obrigado a todos.
Marcelo
P51 Mustang. Tutorial sobre pintura e eliminação de painéis.
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Re: P51 Mustang. Tutorial sobre pintura e eliminação de pain
Que artigo original...jamais imaginava que havia esse procedimento de eliminação dos painés. Curioso que os modelistas normalmente buscam o contrário, tentando dar mais veracidade aos modelos...
Obrigado mesmo pelas explicações !
Obrigado mesmo pelas explicações !
Bunger
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Re: P51 Mustang. Tutorial sobre pintura e eliminação de pain
Exatamente como o Júlio sempre falou!!!!!!
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Re: P51 Mustang. Tutorial sobre pintura e eliminação de pain
Quero agradecer aos amigos pelos comentários.
O Júlio foi fundamental na composição deste artigo. Sem ele não seria possível.
Há tempos eu tava querendo escrever algo neste sentido. Estou começando ainda então peço desculpas por alguma confusão ou erro.
Meu próximo texto deverá ser sobre P47 ou P39, ainda estou decidindo....
Valeu galera. Marcelo
O Júlio foi fundamental na composição deste artigo. Sem ele não seria possível.
Há tempos eu tava querendo escrever algo neste sentido. Estou começando ainda então peço desculpas por alguma confusão ou erro.
Meu próximo texto deverá ser sobre P47 ou P39, ainda estou decidindo....
Valeu galera. Marcelo
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