Amigos modelistas,
Conclamo os amigos modelistas para participarem do 1º Salão de Modelismo da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo a ser realizada nos próximos dias 10 a 13 de novembro de 2007
Local: Antiga sede da Capitania dos Portos
Av. Conselheiro Nébias, 488 - Santos/SP
Entrega dos modelos: 10/11 das 9:00 às 12:00
Coquetel de abertura: 10/11 às 19:00
Retirada dos Modelos: 13/11 a partir das 17:00
Categorias:
Marinha de Guerra Brasileira:
Vela
Motor
Marinhas de Guerra Estrangeiras:
Vela
Motor
Submarinos:
Marinha de Guerra Brasileira
Marinhas de Guerra Estrangeiras
Marinha Mercante:
Todos
Aviação Naval:
Brasileira
Estrangeira
Militaria: Blindados (navais), Viaturas Anfíbias (navais), Veículos de Apoio (jeeps, caminhões, mulas mecânicas, etc)(navais)
Figuras (navais):
Brasileiros
Estrangeiros
Contamos com a presença de todos para que tenhamos um grande evento !
Abraços a todos
Alvaro Pimentel - ASP
1º Salão de Modelismo Naval "Alte. Tamandaré" - CP
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- Plastimodelista
- Mensagens: 15
- Registrado em: 13 Mai 2007, 11:55
- Localização: Santos/SP
- Contato:
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O Regulamento:
CAPITANIA DOS PORTOS DE SÃO PAULO
1º SALÃO DE MODELISMO NAVAL
“ALMIRANTE TAMANDARÉ, UM HERÓI NACIONAL”
REGULAMENTO
1 - INSCRIÇÃO DE MODELOS
1.1 - Os modelos inscritos devem ter sido montados pelo próprio modelista. Modelos de terceiros devem ser inscritos em nome dos mesmos;
1.2 - A inscrição deve ser efetuada pelo modelista em ficha fornecida pela Associação Santista de Plastimodelismo juntamente com a entrega do modelo;
1.3 - Não haverá cobrança de taxa de inscrição, sendo a mesma efetuada por meio da doação de 1kg de alimento não perecível, a ser destinado à Sociedade São Vicente de Paulo, na Av. Cons. Rodrigues Alves, nº 321, Macuco, Santos, SP, tel (13) 3235-1505; e
1.4 - O número de modelos inscritos por participantes será definido conforme critério da Associação Santista de Plastimodelismo.
2 - NORMAS PARA OS JUÍZES
2.1 - Todo juiz é imparcial. No julgamento, os juízes não têm amigos ou inimigos;
2.2 - Um juiz nunca julgará seu próprio modelo;
2.3 - Todo modelo será julgado pelas mesmas regras e critérios dos outros modelos; e
2.4 - Durante o processo de julgamento, os juízes irão apontar os prós e os contras de um modelo, e o farão de modo a não desmerecer o modelo.
3 - NORMAS PARA JULGAMENTO
3.1 - O julgamento de categorias individuais, será feito através de “cortes” para determinar o melhor modelo;
3.2 - O primeiro corte irá identificar os modelos que apresentem defeitos básicos de construção, acabamento, partes desalinhadas, marcas de cola e pintura;
3.3 - Outra consideração importante é a consistência.. Um modelo deve exibir o mesmo padrão de construção e de detalhamento, ex.: um avião com cockpit detalhado, deve apresentar outras partes com o mesmo nível de detalhamento;
3.4 - Modelos são tridimensionais. Por esta razão, os modelos serão julgados em suas três (3) dimensões. O fundo de um modelo é tão importante quanto a parte superior. Os juízes irão manusear o modelo tanto quanto necessário para realizar o julgamento do mesmo;
3.5 - Modelos em redomas não serão julgados;
3.6 - O modelista deve detalhar as conversões ou mudanças que julgue mais importantes feitas no modelo, na ficha de inscrição ou em documentação separada;
3.7 - “Weathering” não é bom nem ruim. Quando se compara um modelo com acabamento desgastado e outro sem desgaste, o juiz deve considerar o grau de sucesso que o modelista obteve ao mostrar o acabamento desejado nos dois casos;
3.8 - Categorias poderão ser abertas, unificadas ou extintas em comum acordo entre os juizes;
3.9 - Para se abrir uma categoria deverá haver pelo menos 3 modelos inscritos, pertencentes a pelo menos dois modelistas diferentes;
3.10 - Se este número não for atingido, os modelos serão incluídos em outra categoria, a escolha dos juízes;
3.11 - Os juízes poderão mudar um modelo inscrito de uma categoria para outra, tentando colocá-lo na categoria que melhor ele se encaixe;
3.12 - As decisões dos juízes serão soberanas e finais;
3.13 - Modelos que já participaram em outras Convenções promovidas pela Associação Santista de Plastimodelismo, não serão considerados para efeito de premiação;
3.14 - Modelos montados por terceiros e inscritos em nome de outro modelista não serão aceitos, sob risco de não serem julgados; e
3.15 - A CAPITANIA DOS PORTOS DE SÃO PAULO e a ASSOCIAÇÃO SANTISTA DE PLASTIMODELISMO, se eximem de qualquer responsabilidade pelos modelos que não forem retirados por seus proprietários após o término da Convenção.
4 - ITENS A SEREM CONSIDERADOS NO JULGAMENTO DE:
4.1 - AVIAÇÃO NAVAL
4.1.1 - Não serem apresentadas marcas de montagem, marcas de pinos ejetores ou falhas de montagem;
4.1.2 - As emendas devem estar perfeitamente preenchidas, e os erros de desenhos corrigidos;
4.1.3 - Qualquer detalhe que foi removido durante a correção, lixamento ou emassamento deve ser restaurado;
4.1.4 - Os modelos devem apresentar alinhamento correto de asas, estabilizador, leme, rodas, trem de pouso, bombas e mísseis;
4.1.5 - Canopies devem estar transparentes, limpos, livres de trincas e perfeitamente montados no modelo;
4.1.6 - Decais devem parecer como pintados, sem bolhas, trincas ou filme transparente;
4.1.7 - Peças muito grossas devem ser afinadas até a escala desejada;
4.1.8 - Caixas de rodas, entradas de ar, radiadores, etc. devem ser feitos de modo a não permitir a visão do interior do modelo;
4.1.9 - Canhões, escapes, ventilação e aberturas similares devem ser futuras (abertas);
4.1.10 - Bombas, mísseis, pods eletrônicos, etc., devem representar a carga real do avião;
4.1.11 - A superfície do modelo não pode apresentar sinais de construção como cola, lixa, digitais, massas, etc.;
4.1.12 - A pintura deve ser uniforme e sem marcas de pincel, pele de laranja, pele de ovo ou ressecada;
4.1.13 - O desgaste de pintura e envelhecimento deve ser coerente e estar dentro da escala do modelo;
4.1.14 - O verniz deve apresentar o mesmo brilho e consistência em todo o modelo; e
4.1.15 - Modelos com cores e/ou insignias usuais devem vir documentados com fotos ou documentação do modelo real.
4.2 - NAVIOS E SUBMARINOS
4.2.1 - Defeitos de/ou marcas de moldagem devem ser reparados;
4.2.2 - Emassamento correto entre as peças;
4.2.3 - A configuração do navio deve estar de acordo com a época do modelo exposto;
4.2.4 - Mastros, antenas, radares, chaminés, etc. devem estar alinhadas com a super-estrutura;
4.2.5 - Os cabos de antenas devem estar naturalmente esticados. Os mastros não podem estar inclinados devido a tensão das antenas;
4.2.6 - Detalhes removidos e/ou danificados durante o transporte devem ser corrigidos;
4.2.7 - Canhões, ventilações, vigias, janelas, devem ser furados/abertos tanto quanto possível;
4.2.8 - As amuradas devem estar alinhadas e perfeitamente niveladas;
4.2.9 - A pintura deve ser homogênea e não apresentar defeitos como pele de laranja, etc. Deve ainda não mostrar defeitos de montagem como marcas de cola, massa, lixa, etc.;
4.2.10 - Esquemas de camuflagem apresentados devem ser coerentes com a época do modelo;
4.2.11 - Decais devem estar alinhados, sem bolhas enrugamento e sem apresentar o filme transparente; e
4.2.12 - Pinturas ou configurações inusitadas devem vir acompanhadas de documentação específica.
4.3 - BLINDADOS, VIATURAS ANFÍBIAS E VEÍCULOS DE APOIO DO CORPO DE FUZILEIROS
4.3.1 -É fundamental o preenchimento correto de massa onde possível, especialmente no armamento, rodas, equipamento e buracos para motorização;
4.3.2 - Falhas entre o chassi e a couraça devem ser preenchidas de modo a não permitir a visualização do interior;
4.3.3 - Falhas na junção das esteiras devem ser eliminadas e as mesmas devem estar montadas no sentido correto;
4.3.4 - Rodas, roletes, rodas de tração, etc., devem estar alinhadas entre si e em contato com a esteira;
4.3.5 - Marcas de soldagem devem ser simuladas quando possível;
4.3.6 - Peças moldadas no kit como pás, cabos, machados, etc., devem ser removidos e substituídos;
4.3.7 - Folga nas esteiras devem ser apresentadas quando possível;
4.3.8 - Limpadores de para-brisa, pedais, faróis e instrumentos devem ser detalhados e lentes adicionadas ou simuladas;
4.3.9 - Antenas, fios e cabos elétricos devem ser adicionados ao kit;
4.3.10 - O “weathering” não pode ser usado para esconder falha na montagem e/ou pintura;
4.3.11 - A pintura deve ser homogênea e não conter falhas (pele de laranja, etc.); e
4.3.12 - Veículos, pinturas e/ou configurações inusitadas devem vir acompanhadas com documentação específica.
RICARDO BARBOSA DE BARROS
Capitão-de-Fragata
Ajudante
CAPITANIA DOS PORTOS DE SÃO PAULO
1º SALÃO DE MODELISMO NAVAL
“ALMIRANTE TAMANDARÉ, UM HERÓI NACIONAL”
REGULAMENTO
1 - INSCRIÇÃO DE MODELOS
1.1 - Os modelos inscritos devem ter sido montados pelo próprio modelista. Modelos de terceiros devem ser inscritos em nome dos mesmos;
1.2 - A inscrição deve ser efetuada pelo modelista em ficha fornecida pela Associação Santista de Plastimodelismo juntamente com a entrega do modelo;
1.3 - Não haverá cobrança de taxa de inscrição, sendo a mesma efetuada por meio da doação de 1kg de alimento não perecível, a ser destinado à Sociedade São Vicente de Paulo, na Av. Cons. Rodrigues Alves, nº 321, Macuco, Santos, SP, tel (13) 3235-1505; e
1.4 - O número de modelos inscritos por participantes será definido conforme critério da Associação Santista de Plastimodelismo.
2 - NORMAS PARA OS JUÍZES
2.1 - Todo juiz é imparcial. No julgamento, os juízes não têm amigos ou inimigos;
2.2 - Um juiz nunca julgará seu próprio modelo;
2.3 - Todo modelo será julgado pelas mesmas regras e critérios dos outros modelos; e
2.4 - Durante o processo de julgamento, os juízes irão apontar os prós e os contras de um modelo, e o farão de modo a não desmerecer o modelo.
3 - NORMAS PARA JULGAMENTO
3.1 - O julgamento de categorias individuais, será feito através de “cortes” para determinar o melhor modelo;
3.2 - O primeiro corte irá identificar os modelos que apresentem defeitos básicos de construção, acabamento, partes desalinhadas, marcas de cola e pintura;
3.3 - Outra consideração importante é a consistência.. Um modelo deve exibir o mesmo padrão de construção e de detalhamento, ex.: um avião com cockpit detalhado, deve apresentar outras partes com o mesmo nível de detalhamento;
3.4 - Modelos são tridimensionais. Por esta razão, os modelos serão julgados em suas três (3) dimensões. O fundo de um modelo é tão importante quanto a parte superior. Os juízes irão manusear o modelo tanto quanto necessário para realizar o julgamento do mesmo;
3.5 - Modelos em redomas não serão julgados;
3.6 - O modelista deve detalhar as conversões ou mudanças que julgue mais importantes feitas no modelo, na ficha de inscrição ou em documentação separada;
3.7 - “Weathering” não é bom nem ruim. Quando se compara um modelo com acabamento desgastado e outro sem desgaste, o juiz deve considerar o grau de sucesso que o modelista obteve ao mostrar o acabamento desejado nos dois casos;
3.8 - Categorias poderão ser abertas, unificadas ou extintas em comum acordo entre os juizes;
3.9 - Para se abrir uma categoria deverá haver pelo menos 3 modelos inscritos, pertencentes a pelo menos dois modelistas diferentes;
3.10 - Se este número não for atingido, os modelos serão incluídos em outra categoria, a escolha dos juízes;
3.11 - Os juízes poderão mudar um modelo inscrito de uma categoria para outra, tentando colocá-lo na categoria que melhor ele se encaixe;
3.12 - As decisões dos juízes serão soberanas e finais;
3.13 - Modelos que já participaram em outras Convenções promovidas pela Associação Santista de Plastimodelismo, não serão considerados para efeito de premiação;
3.14 - Modelos montados por terceiros e inscritos em nome de outro modelista não serão aceitos, sob risco de não serem julgados; e
3.15 - A CAPITANIA DOS PORTOS DE SÃO PAULO e a ASSOCIAÇÃO SANTISTA DE PLASTIMODELISMO, se eximem de qualquer responsabilidade pelos modelos que não forem retirados por seus proprietários após o término da Convenção.
4 - ITENS A SEREM CONSIDERADOS NO JULGAMENTO DE:
4.1 - AVIAÇÃO NAVAL
4.1.1 - Não serem apresentadas marcas de montagem, marcas de pinos ejetores ou falhas de montagem;
4.1.2 - As emendas devem estar perfeitamente preenchidas, e os erros de desenhos corrigidos;
4.1.3 - Qualquer detalhe que foi removido durante a correção, lixamento ou emassamento deve ser restaurado;
4.1.4 - Os modelos devem apresentar alinhamento correto de asas, estabilizador, leme, rodas, trem de pouso, bombas e mísseis;
4.1.5 - Canopies devem estar transparentes, limpos, livres de trincas e perfeitamente montados no modelo;
4.1.6 - Decais devem parecer como pintados, sem bolhas, trincas ou filme transparente;
4.1.7 - Peças muito grossas devem ser afinadas até a escala desejada;
4.1.8 - Caixas de rodas, entradas de ar, radiadores, etc. devem ser feitos de modo a não permitir a visão do interior do modelo;
4.1.9 - Canhões, escapes, ventilação e aberturas similares devem ser futuras (abertas);
4.1.10 - Bombas, mísseis, pods eletrônicos, etc., devem representar a carga real do avião;
4.1.11 - A superfície do modelo não pode apresentar sinais de construção como cola, lixa, digitais, massas, etc.;
4.1.12 - A pintura deve ser uniforme e sem marcas de pincel, pele de laranja, pele de ovo ou ressecada;
4.1.13 - O desgaste de pintura e envelhecimento deve ser coerente e estar dentro da escala do modelo;
4.1.14 - O verniz deve apresentar o mesmo brilho e consistência em todo o modelo; e
4.1.15 - Modelos com cores e/ou insignias usuais devem vir documentados com fotos ou documentação do modelo real.
4.2 - NAVIOS E SUBMARINOS
4.2.1 - Defeitos de/ou marcas de moldagem devem ser reparados;
4.2.2 - Emassamento correto entre as peças;
4.2.3 - A configuração do navio deve estar de acordo com a época do modelo exposto;
4.2.4 - Mastros, antenas, radares, chaminés, etc. devem estar alinhadas com a super-estrutura;
4.2.5 - Os cabos de antenas devem estar naturalmente esticados. Os mastros não podem estar inclinados devido a tensão das antenas;
4.2.6 - Detalhes removidos e/ou danificados durante o transporte devem ser corrigidos;
4.2.7 - Canhões, ventilações, vigias, janelas, devem ser furados/abertos tanto quanto possível;
4.2.8 - As amuradas devem estar alinhadas e perfeitamente niveladas;
4.2.9 - A pintura deve ser homogênea e não apresentar defeitos como pele de laranja, etc. Deve ainda não mostrar defeitos de montagem como marcas de cola, massa, lixa, etc.;
4.2.10 - Esquemas de camuflagem apresentados devem ser coerentes com a época do modelo;
4.2.11 - Decais devem estar alinhados, sem bolhas enrugamento e sem apresentar o filme transparente; e
4.2.12 - Pinturas ou configurações inusitadas devem vir acompanhadas de documentação específica.
4.3 - BLINDADOS, VIATURAS ANFÍBIAS E VEÍCULOS DE APOIO DO CORPO DE FUZILEIROS
4.3.1 -É fundamental o preenchimento correto de massa onde possível, especialmente no armamento, rodas, equipamento e buracos para motorização;
4.3.2 - Falhas entre o chassi e a couraça devem ser preenchidas de modo a não permitir a visualização do interior;
4.3.3 - Falhas na junção das esteiras devem ser eliminadas e as mesmas devem estar montadas no sentido correto;
4.3.4 - Rodas, roletes, rodas de tração, etc., devem estar alinhadas entre si e em contato com a esteira;
4.3.5 - Marcas de soldagem devem ser simuladas quando possível;
4.3.6 - Peças moldadas no kit como pás, cabos, machados, etc., devem ser removidos e substituídos;
4.3.7 - Folga nas esteiras devem ser apresentadas quando possível;
4.3.8 - Limpadores de para-brisa, pedais, faróis e instrumentos devem ser detalhados e lentes adicionadas ou simuladas;
4.3.9 - Antenas, fios e cabos elétricos devem ser adicionados ao kit;
4.3.10 - O “weathering” não pode ser usado para esconder falha na montagem e/ou pintura;
4.3.11 - A pintura deve ser homogênea e não conter falhas (pele de laranja, etc.); e
4.3.12 - Veículos, pinturas e/ou configurações inusitadas devem vir acompanhadas com documentação específica.
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