Li um post do Augusto na WK que algumas encomendas estao retornando a origem e com a informação no site dos correios informando "Importação na Autorizada".
Bom, tive uma encomenda minha enquadrada neste casso hoje. Trata-se de uma folhas de decal e um asa traseira de um kit de rally de uns 4cm de comprimento. Achei para la de estranho e fui me informar com o atendimento do nosso, um dia, bom correio.

Apesar da receita ter o poder de abrir qualquer encomenda para fiscalização e muitos aqui já receberam caixas com aquela fita adesiva informando que a encomenda foi aberta para fiscalização, eles decidiram que se a encomenda chega aqui sem declaração de conteúdo, ela é simplesmente retornada ao remetente sem sequer ser aberta.
Pelo visto é mais uma daquelas que só um estatocrata de quinto mundo poderia bolar para ajudar os palhaços contribuintes.

Então quando pedirem algo fora mesmo que seja uma perigosa folha de decal ou um ainda mais perigoso livro ou prospecto, peçam ao remetente que nao esqueça de declarar o conteúdo.
Sugiro para coisas em geral, se nao acharem nada melhor, que declarem "model parts".

Por enquanto, deverá funcionar, pelo menos até que outro brilhante estatocrata decida que tenhamos que declarar a NBM das nossas encomendas!
Como dizia o slogan do apedeuta: Brasil, um país de tolos.
Ups, de todos...

Chico