Duvidas tinta automotiva !?!?

Novidades do plastimodelismo, lançamentos, dúvidas, dicas, técnicas.
Mauricio Cordeiro
Plastimodelista

Duvidas tinta automotiva !?!?

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 05 Jan 2011, 10:48

sou iniciante e nunca usei tintas automotivas, mas percebi q para pinturas metalicas esse tipo de tinta pode trazer um resultado mais realista, quero usar, mas antes faco algumas perguntas,...

1- qual primer devo usar ? é o mesmo q usa pro carro?? primer pra tinta acrilica serve?

2- sei q dissolve em tinner e q esse solvente corroi o plastico do kit, tem q usar outro solvente? qual?

3- Depois de seca no plastico, posso usar tinta acrilica por cima normalmente ??

Di Stephano
Plastimodelista

Re: Duvidas tinta automotiva !?!?

Mensagempor Di Stephano » 05 Jan 2011, 17:46

Existe um tutorial de Giordano, ele posta nesse forum também, que é muito bom. Eu não sei onde botei o meu. Manda um MP para ele, vale a pena. Se voce for do Rio podemos combinar para voce ver como que funciona.

[]´s
Di Stephano
"Xereta" sabor maçã engorda e faz crescer

Joker
Plastimodelista

Mensagempor Joker » 05 Jan 2011, 21:22

Maurício,

Vou tentar responder as tuas perguntas, da melhor forma possível:

"1- qual primer devo usar ? é o mesmo q usa pro carro?? primer pra tinta acrilica serve?"

O primer indicado para tinta automotiva é o primer automotivo. Pode ser encontrado na cor branca ou cinza, de várias marcas, em qualquer casa de tintas e materiais para pintura automotiva.
Vale lembrar que mesmo o primer automotivo, apesar de ter uma aderência ao estireno muito maior que a tinta automotiva quando aplicado direto sobre o plástico, pode apresentar problemas na hora de se retirar o mascaramento, então é recomendável o uso de um produto chamado seladora para plástico ou promotor de aderência. Ele resolve o problema da aderência do primer ou da tinta sobre o estireno.

Um amigo aqui da minha cidade usa o Mr. Surfacer como primer para a tinta automotiva e não tem tido problemas de aderência ou de reação durante a aplicação da tinta.

Sobre os primers acrílicos eu não sei como é a reação deles, mas como o solvente e a tinta automotiva são muito fortes, eu não acho que seria uma boa idéia aplicar tinta automotiva sobre um primer acrílico.

"2- sei q dissolve em tinner e q esse solvente corroi o plastico do kit, tem q usar outro solvente? qual?"

Aqui não tem saída, ou usa thinner automotivo ou usa thinner automotivo. O que você pode fazer é procurar por thinners automotivos que não sejam tão agressivos na hora de pintar, e usar um mais forte para fazer a limpeza do aerógrafo. A utilização de um solvente que não seja automotivo só vai estragar material.

A reação dele ao plástico vai depender da quantidade de thinner aplicada sobre o estireno e da qualidade do plástico.

"3- Depois de seca no plastico, posso usar tinta acrilica por cima normalmente ??"

A tinta automotiva, se aplicada de maneira correta, permite que seja aplicada sobre ela qualquer outro tipo de tinta sobre ela sem maiores problemas, o mesmo vale para as técnicas de envelhecimento pois é uma tinta muito resistente, garantindo segurança no trabalho e permitindo a retirada da tinta ou técnica aplicada posteriormente sem que a tinta automotiva seja muito afetada no processo.

no link abaixo tem um trabalho meu feito com tintas automotivas, dá uma olhada, talvez ele possa te ser útil:

http://aprj.gavca.com/forum/viewtopic.php?f=16&t=737

abs,

Joker

carlos a. s. queiroz
Plastimodelista

Mensagempor carlos a. s. queiroz » 05 Jan 2011, 23:35

Mauricio as dicas dadas pelos nossos amigos estão coretas eu monto carro oq posso acresentar é que uso verniz auto solido ou popularmente conhecido como PU , já usei o verniz rapido tambem é muito bom mas depois que vc pega o jeito com PU vc não vai querer + nada eu uso o lazzudur da sherwin williams +catalizador dele mesmo+ diluente na proporção que esta na lata e nunca tive problemas ok

um abraço Carlos Alberto

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 06 Jan 2011, 09:22

Valeu pelas respostas, sou do Rio sim, Niteroi, se possivel gostaria sim de ver na pratica o negocio, de qualquer forma, nesse fim de semana devo fazer um teste com essa tinta,

Di Stephano
Plastimodelista

Mensagempor Di Stephano » 06 Jan 2011, 09:27

Mauricio Cordeiro escreveu:Valeu pelas respostas, sou do Rio sim, Niteroi, se possivel gostaria sim de ver na pratica o negocio, de qualquer forma, nesse fim de semana devo fazer um teste com essa tinta,
Não tinha visto que voce é de Niterói, se voce quiser podemos fazer uns testes nesse sábado a tarde.

Abração
"Xereta" sabor maçã engorda e faz crescer

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 06 Jan 2011, 12:12

Mauricio Cordeiro escreveu:Valeu pelas respostas, sou do Rio sim, Niteroi, se possivel gostaria sim de ver na pratica o negocio, de qualquer forma, nesse fim de semana devo fazer um teste com essa tinta,
Mauricio

Nos reunimos uma vez por mês sempre nos sábados, se quiser aparecer para conhecer o pessoal e a associação é só ver a data da próxima reunião no tópico das reuniões. Tem muita gente de Niterói que pode te dar uma carona se precisar.

carlos a. s. queiroz
Plastimodelista

Mensagempor carlos a. s. queiroz » 09 Jan 2011, 00:55

estarei la e levarei algumas coisa para vcver ok

um abraço

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 10 Jan 2011, 14:50

... fiz a pintura com a automotiva e ficou 100%, vleu pelas dicas, valeu Di stephano por oferecer de ajudar tb, vou na reuniao sabado tb,

Bunger
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Bunger » 11 Jan 2011, 18:04

Mauricio Cordeiro escreveu:... fiz a pintura com a automotiva e ficou 100%, vleu pelas dicas, valeu Di stephano por oferecer de ajudar tb, vou na reuniao sabado tb,
Se puder leva o modelo...

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

luiz carlos-f100
Plastimodelista

Mensagempor luiz carlos-f100 » 11 Jan 2011, 20:45

Tambem gostaria de ver..... :ok
F 100

Mauricio Cordeiro
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio Cordeiro » 12 Jan 2011, 12:19

ok, levo na reuniao, mas meus modelos estao bem LONGE da belezura das montagens e pinturas da galera experiente, que agente ve aqui pelo site.