Matilda MkIV

Obrigado aos nossos patrocinadores! Eduard, Luckymodel, Hobbyterra, IBG, Hobbyeasy, Modelcollect, AK, Hataka.
Fravin
Plastimodelista

Matilda MkIV

Mensagempor Fravin » 20 Dez 2010, 23:46

Ainda nos anos 80, recebi de presente o velho Matilda da Tamiya e montei o kit na mesa da sala enquanto meus pais jogavam cartas! Foi o primeiro tanque que montei!

Então esse projeto é particularmente especial. Para incrementar a montagem, escolhi esse set de PEs da Voyager. Eu gosto dos PEs da Voyager por que são bem maleáveis e sempre vêm muito detalhados.

Imagem

Este é um set multimídia! Além de duas folhas de PE, vem com uma plaquinha para decorar a base, fios de cobre e metal, fios de aço e peças de resina. O tanque de combustível vem em resina e muito bem detalhado. Livre de bolhas.

Imagem

Imagem

Começando a montagem logo reparei como as instruções da Tamiya são fáceis de seguir. Meus últimos trabalhos foram com kits da dragon, e sinceramente, as instruções da DML são muito mal desenhadas. As da Tamiya são bem explicadas, o que acaba tornando a montagem mais prazerosa.

A montagem vai sem sustos:

Imagem

Imagem

Aqui as rodas já montadas:

Imagem

Uma das características mais marcantes dos Matildas é a suspensão "japonesa", com pequenos roletes em contato com a lagarta, uma configuração bem distinta da suspensão. Aqui as pequenas rodas que sustentam o peso do carro:

Imagem

E agora já montadas e limpas.

Imagem

Em breve novidades! :-D

Brettas
Plastimodelista

Re: Matilda MkIV

Mensagempor Brettas » 21 Dez 2010, 07:36

Acompanhando!
Um abraço!

Schultze
Plastimodelista

Mensagempor Schultze » 22 Dez 2010, 14:04

Mais uma aula! :ok
Abraços Schultze

Fravin
Plastimodelista

Mensagempor Fravin » 22 Dez 2010, 14:32

Voltando a montagem:

Construí as peças da suspensão, os vários pequenos boggies com as pequenas rodas.

Imagem

Tudo instalado:

Imagem

Esse kit é incrível. Uma engenharia muito bem feita. Não há dificuldade nenhuma, as peças encaixam facilmente e não tem como errar a posição delas.

Imagem

Aqui as coberturas da suspensão.

Imagem

E elas já instaladas.

Imagem

Essa suspensão embora fácil de montar tomou muito tempo para limpar as pequenas rodas. Espero que daqui para frente a montagem seja mais rápida.

Fravin
Plastimodelista

Mensagempor Fravin » 22 Dez 2010, 14:39

Hora de se dedicar as esteiras!

Eu não gosto muito de esteiras Link-by-Lenght por que não deixam liberdade na montagem, é preciso obedecer as posições das peças para permitir um bom acabamento. Prefiro as Link-by-Link. Mas achei as esteiras da Tamiya de boa qualidade e não quis comprar as da Bronco.

Montando Link-by-Lenght é importante separar as peças bem:

Imagem

Todas elas já limpas e separadas, pode-se usar a própria instrução como guia para as peças.

Agora, já montando a parte que entra na roda tratora. (Esses ingleses loucos colocaram a tratora atrás do carro!!!)

Como eu faço com as Link-byLink, colo as peças e depois aplico na roda:

Imagem

Imagem

Daí é só seguir a sequencia:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora este lado está pronto.

Imagem

:D :D

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 22 Dez 2010, 15:24

Se tem uma coisa que eu invejo na 1/35 é a facilidade de montar estas esteiras, na 1/72 é um serviço cachorro e quase nunca fica perfeito.

Fravin
Plastimodelista

Mensagempor Fravin » 24 Dez 2010, 00:37

E tem mais!

Repeti o passo a passo anterior para instalar a lagarta do outro lado. E partimos para o casco superior.

Imagem

Daí que eu vou substituir as presilhas das ferramentas por PEs, acho que aumenta mutio o realismo.
E o kit traz furos para fixar as peças de plástico. Então vamos tampar os furos. Tapar isso daí com massa puty é uma tarefa chata e suja. :mad:

Imagem

Então desenvolvi a seguinte técnica:

Pegamos um sprue esticado e cortamos a ponta.

Imagem

Mais um corte para separar uma peça com um formato quase conico.

Imagem

Daí, aplica-se cola líquida no orifício e introduzimos a peça.

Imagem

Quando a cola secar, basta cortar com o alicate as sobras e lixar com uma lixa fina. Como a cola líquida age por fusão, não haverá emenda nem diferença nas superfícies, vai ficar como se fosse uma chapa única. Depois eu posto fotos do processo de lixa, vou esperar secar para fotografar.

Enquanto a cola seca vamos trabalhando na torre.

Aqui preparando os canos de metal.

Imagem

Eu serrei a parte em grade a direita do mantelete para aplicação do PE, que tem mais realismo.

Imagem

Vamos trabalhar no cano da metralhadora. O kit da Tamiya vem com um cano já furado em plástico, mas quando comparado ao de metal, há diferenças de dimensões. Então vou serrar as partes em plástico e juntar ao cano em metal o suporte. Para isso ustilizarei "prata boliviana".

Imagem

Imagem

Agora a peça pronta.

Imagem

E o mantelete já montado:

Imagem

E um dry-run para ver como as coisas vão indo...

Imagem

:D

Fravin
Plastimodelista

Mensagempor Fravin » 24 Dez 2010, 00:37

Bem, continuando com o processo para tampar os furos com sprue que estava descrevendo no último post.

É assim, primeiro cortamos com um alicate, de forma grosseira mesmo.

Imagem

Daí, com uma micro-lima damos o tratamento fino.

Imagem

Depois da micro-lima, a coisa já fica boa, mas o arremate é com uma lixa 600. Fica lisinho, como se fosse o próprio plástico do kit. Não fica emenda nenhuma, nem marca. Fica perfeito, com o mesmo acabamento.

Imagem

:D

Nas saias laterais, entra uma peça de PE, com mais detalhe, então vamos cortar fora o detalhe da peça original.

Imagem

E agora ela, toda raspadinha :o

Imagem

Uma dica legal para o pessoal que tá começando...

Nem sempre é bom seguir as instruções. Por exemplo, a Tamiya indica colar as saias laterais quase no final do processo da montagem. Antes, ela indica para colar várias pequenas peças de detalhes (ferramentas, faróis....) no casco.

O problema está no ajuste dessas peças maiores, no caso as saias laterais. Se for preciso meter lixa ali, certamente essas peças menores sofreriam danos.

Portanto sempre prefira montar primeiro as partes estruturais, e dê logo o acabamento com lixas. Depois volte atrás nas instruções e monte os detalhes.

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 24 Dez 2010, 06:25

Já colou as laterais? Como vai pintar as esteiras?

Imagem

lfragelli
Plastimodelista

Mensagempor lfragelli » 24 Dez 2010, 07:47

Brettas escreveu:Já colou as laterais? Como vai pintar as esteiras?

Imagem

Ora pois! :ordem:
Eu ia fazer a mesma pergunta :no

luiz carlos-f100
Plastimodelista

Mensagempor luiz carlos-f100 » 24 Dez 2010, 11:57

Gostei da dica do sprue conico, acompanhando!
F 100

Fravin
Plastimodelista

Mensagempor Fravin » 24 Dez 2010, 15:01

Bretas e Fragelli,

eu pinto tudo depois da montagem estar pronta. Há uma regra simples, o que não será visto não precisa ser pintado! :22

Durante a montagem do Stug, eu demonstrei como pintar as esteiras sem sujar outras partes do modelo, utilizando uma técnica para lá de simples: Máscaras!

Imagem

Imagem

:lmao:

Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 24 Dez 2010, 15:07

Fravin escreveu:eu pinto tudo depois da montagem estar pronta. Há uma regra simples, o que não será visto não precisa ser pintado! :22
É isso mesmo, Fravin!! Seria pura perda de tempo!!

E mata os xiitas de raiva... :7 !!

Acompanhando, amigão!
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 24 Dez 2010, 15:25

Fravin escreveu:Bretas e Fragelli,
eu pinto tudo depois da montagem estar pronta. Há uma regra simples, o que não será visto não precisa ser pintado! :22
Durante a montagem do Stug, eu demonstrei como pintar as esteiras sem sujar outras partes do modelo, utilizando uma técnica para lá de simples: Máscaras!
Bão, essa é uma das muitas dúvidas que tenho. Tá explicado!
De olho!

Fravin
Plastimodelista

Mensagempor Fravin » 24 Dez 2010, 17:53

Mauricio escreveu: É isso mesmo, Fravin!! Seria pura perda de tempo!!

E mata os xiitas de raiva... :7 !!

Acompanhando, amigão!

:-D

Amigos, desejo a todos um ótimo natal, que tenham uma ótima noite cheia de alegria, panetone e rabanadas!!!