Depois da retirada do excesso do wash foi a hora de aplicar o verniz fosco, até esse momento eu ainda não sabia como havia ficado realmente o efeito com a superposição de cores na pintura:

Nas últimas fotos é possível ver as famigeradas janelas da fuselagem apenas encaixadas para o teste final antes da colagem definitiva. Foi por causa dessas duas "pecinhas" desafortunadas que eu me compliquei e tive que encostar o modelo por esse tempo todo.
Para entender o porquê desse entrave todo eu tenho que voltar ao começo da montagem:

Nessa foto é possível notar que há um rebaixo na área das janelas para que ali seja encaixada e colada a janela antes de se fechar a fuselagem.
Nessa etapa eu deveria ter colado as janelas, dado o devido acabamento e isolado para poder pintar a parte interna e continuar a montagem conforme as indicações do manual. Só que para ganhar tempo e ao olhar os encaixes sem testar, achei que poderia fazer isso sem maiores dificuldades apenas retirando a moldura da peça das janelas e colocando as peças na parte final do kit antes de iniciar a pintura, assim eu teria "menos" trabalho, e assim sucedeu até a hora de finalmente montar a peça.
aqui um esquema rápido do problema, explicando a sequência do "desastre"

Ao retirar a moldura eu comecei a criar o problema, já que era essa parte que deveria segurar a peça na fuselagem e não as bordas da mesma.
Essas ficavam com uma pequena folga em relação à fuselagem que não teria condições de segurar a peça com segurança.
Já afeito a este tipo de problema, usei o procedimento padrão, colar e preencher a folga com superbonder e depois lixar e polir até que se tivesse a impressão de que a janela fazia parte da fuselagem.
Aí meus amigos... foi onde a porca torceu o rabo, pois eu nunca consgui um alinhamento descente das janelas com a fuselagem, tampouco consegui um acabamento que pudesse camuflar esse erro e quanto mais eu botava bonder e dava polimento mais aumentava a zebra.
Quando finalmente achei ter conseguido resolver o problema, janelas cristalinas e alinhadas, fui ver se elas estavam sólidas com a fuselagem a fim de poder fazer o mascaramento e partir para pintura do kit, assim que encostei um palito de dentes e forcei a janela do lado direito... ela descolou e caiu para dentro do avião.
Resultado, a peça havia ficado inutilizável, posto que agora seria colagem de bonder x bonder, e ela não é firme, sem contar que um dos lados começou a esbranquiçar com os vapores do ciano-clorato...
Sem paciência e sem saber como resolver, achei melhor suspender a montagem para não perder tudo.
E assim estava o modelo, até quase 1 mês e meio antes do evento, quando fui me barbear e vi que o estojo de lâminas de barbear da Gillete tinha paredes de plástico transparente da mesma espessura da janela do kit, e que tinham comprimento e largura maiores, o que me possibilitaria fazer novas janelas, desta vez sem frestas para colocar no kit. Como eu ainda estava com as janelas originais, mesmo que deterioradas, elas me serviram de gabarito para as novas.
Isto feito, foi apenas lixar, dar forma sempre testando o encaixe até que elas batessem com a fuselagem. Aí foi só pintar e por no lugar

Também é possível ver a mira e a antena de rádio já instaladas, depois disso foi apenas retirar as máscaras do canopy e colocar tudo no lugar, hélice, cooling, pneus, luzes de formação, e com os senhores a palavra final:

Quanto ao envelhecimento, eu optei por não fazer nenhum, já que este era uma avião novo em folha. A própria retirada do wash combinada com o trabalho de pintura trataram de fazer isso.
Sobre o kit os pontos positivos são linhas finas de baixo relevo, detalhes delicados das peças reproduzidas, encaixes precisos e sem folgas e instruções claras da montagem, um verdadeiro prazer de montar. Mas como é um kit originalmente feito para ter a adição de peças de Photoetched, certas partes como cockpit pedem por um detalhamento interno no painel de instrumentos, cintos de segurança e consoles laterais, do contrário é um modelo apenas comum e não sei valeria a pena comprar pela diferença de preço para a edição profipack da própria Eduard. É ideal para quem apenas quer ter o kit montado e não se importa para qualquer tipo de detalhamento.
Ponto negativo só mesmo os decalques, que enganam à vista. No papel eles parecem finos e delicados, mas quando aplicados, são grossos e ruins para conformar com o relevo da superfície.
Os Stencils fornecidos no kit não batem com a folha de instruções para a sua aplicação, nenhum deles diga-se de passagem. Sua colocação só é possível por meio de identificação visual daquilo que está escrito.
Altamente recomendável uma folha de decalques after market para usar no kit.
Acho que é só.
abraço grande a todos.
Evandro "Joker" Nogueira