Um desafio

Aprenda aqui sobre produtos específicos ou adaptados para o hobby e a maneira correta de utilizá-los
Mauricio
Plastimodelista

Um desafio

Mensagempor Mauricio » 30 Jun 2010, 19:13

Vamos lançar um desafio!!

Associados e membros do fórum divulguem aqui as suas soluções, técnicas, materiais, ferramentas e instalações alternativas que tenham desenvolvido para montar seus kits!

Faz algum tempo que se criou no meio do plasti a idéia de que somente seria possível fazer plastimodelismo se forem empregados materiais específcos, muitas vêzes fora do alcance de boa parte modelistas. Acredito que essa idéia seja fomentada pelos fornecedores... :D :D!!

É fácil verificar que isso vem gerando um afastamento gradativo de antigos praticantes, o desinteresse por parte de eventuais novos e uma "elitização" do hobby, que, a continuar por esse caminho, tenderá a acabar.

Então, gostaria de sugerir aos colegas que desenvolveram soluções para melhorar, facilitar ou baratear a construção dos seus modelos, sejam em acréscimos aos kits ou ferramentas e instalações, que as compartilhe nesse espaço, até quem sabe em forma de artigos.

Aguardo manifestações!!

Abraços,

Mauricio
Editado pela última vez por Mauricio em 20 Jul 2010, 14:44, em um total de 1 vez.
Abraços,

Mauricio
Para quem plastimodelismo é um hobby, e não uma obsessão!!

Bunger
Plastimodelista
Contato:

Re: Um desafio

Mensagempor Bunger » 01 Jul 2010, 17:46

Maurício,

Minha opinião é que certas substituições, ainda que por vezes ganhem a alcunha de gambiarra, são necessárias em função da realidade brasileira, principalmente em termos de acesso aos materiais feitos especialmente para o modelismo.

Acho também que é preciso ter cuidado (e alguns modelistas não têm) de querer usar apenas o que é considerado alternativo, afinal, acredito que são poucas as substituições que sejam melhores que um material feito para o hobby. É preciso ter "bom senso" até mesmo na hora do improviso, evitando algumas distorções como a velha história de "usar farinha para fazer areia em diorama".

Eu por exemplo gosto de tintas Tamiya, possuo algumas, mas não titubeio um segundo em usar uma Acrilex brilhante ou uma Mural Colors substituindo a tinta que não tenho - sem nenhum constrangimento. Se não tenho fios metálicos para fazer o rigging, utilizo fio de sutura monofilamentado 5-0, 6-0.

No jeep que estou montando, utilizei uma idéia fantástica que li no post do Joker: usar fios de mouse para fazer cabos e outros detalhes. Nunca vi algo funcionar tão bem e ser tão simples de usar. :ok

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 02 Jul 2010, 00:35

Bunger escreveu:Minha opinião é que certas substituições, ainda que por vezes ganhem a alcunha de gambiarra, são necessárias em função da realidade brasileira, principalmente em termos de acesso aos materiais feitos especialmente para o modelismo.
Esse é o meu ponto de partida, Bunger! A questão, como eu disse, é que se criou uma idéia de que o plasti somente seria possível com o uso de materiais específicos, o que é mentira!!
Bunger escreveu:Acho também que é preciso ter cuidado (e alguns modelistas não têm) de querer usar apenas o que é considerado alternativo, afinal, acredito que são poucas as substituições que sejam melhores que um material feito para o hobby. É preciso ter "bom senso" até mesmo na hora do improviso, evitando algumas distorções como a velha história de "usar farinha para fazer areia em diorama"..
Concordo com o bom senso. Só como exemplo, por mais que eu quisesse não consegui algo que substituísse a fita Tamiya, mas existem excelentes pincéis que são mais acessíveis ao modelista médio do que os Windsor & Newton!!
Bunger escreveu:No jeep que estou montando, utilizei uma idéia fantástica que li no post do Joker: usar fios de mouse para fazer cabos e outros detalhes. Nunca vi algo funcionar tão bem e ser tão simples de usar.
Realmente isso é muito bom! Faz tempo que uso fios de mouse para isso!

Bem, pelo visto vc entendeu meu ponto de vista. Não sou a favor de radicalismos, seja para um lado ou para outro! A minha intenção é mostrar para aqueles que querem iniciar no plasti que é possível a prátca do hobby de uma forma efetiva, mas sem ter que aplar para grandes gastos!!

Abraços,

Mauricio
Abraços,

Mauricio

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 06 Jul 2010, 20:29

Como assim fios de mouse?
Onde o Joker postou isso?
Um abraço,
Brettas

Mauricio
Plastimodelista

Mensagempor Mauricio » 06 Jul 2010, 23:11

Brettas escreveu:Como assim fios de mouse?
Um abraço,
Brettas
Não vi um post do Joker a respeito.
Eu uso esses fios de cobre há tempos. Basta pegar um mouse velho e descascar o cabo. No interior deste tem uma série de fios multifilamento, encapados, compostos de vários finíssimos fios de cobre.
Aí, é só usar!!!

Abraços,

Mauricio
Abraços,

Mauricio

Bunger
Plastimodelista
Contato:

Mensagempor Bunger » 12 Jul 2010, 13:22

Mauricio escreveu:
Brettas escreveu:Como assim fios de mouse?
Um abraço,
Brettas
Não vi um post do Joker a respeito.
(...)Abraços,

Mauricio
Prezados, o post do Joker onde vi essa idéia foi o do Hellcat, segunda página, onde ele mostra o cowling do motor:

http://aprj.gavca.com/forum/viewtopic.php?f=16&t=737

Imagem

Bunger
---------------------
Montando:
F-86E Sabre, Hasegawa, 1/48
Mirage IIIC , Academy, 1/48
Mirage V Dagger , HPM, 1/72
Super Mystere B.2, AZ Model, 1/72
HPK.4 (Boing Vertol 107), Hobby Boss, 1/72

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 15 Jul 2010, 09:29

Maurício e Binger,
Muito obrigado!
Um abraço,
Brettas

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 20 Jul 2010, 13:42

O objetivo deste tópico é discutir e mostrar a aplicação de técnicas alternativas, se alguém quer discutir a validade/eficácia do seu uso o lugar não é aqui.

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 20 Jul 2010, 21:55

Augusto escreveu:O objetivo deste tópico é discutir e mostrar a aplicação de técnicas alternativas, se alguém quer discutir a validade/eficácia do seu uso o lugar não é aqui.
Augusto,
Não entendi???
Apenas perguntei sobre os fios do mouse!
Um abraço,
Brettas

Augusto
Admin.

Mensagempor Augusto » 21 Jul 2010, 01:27

Bretas

Minha mensagem se referiu a um post que eu apaguei, não tem nada que ver com você. Desculpe se não ficou claro.

Brettas
Plastimodelista

Mensagempor Brettas » 21 Jul 2010, 07:40

Augusto escreveu:Bretas

Minha mensagem se referiu a um post que eu apaguei, não tem nada que ver com você. Desculpe se não ficou claro.
:ok