Então, respondendo à proposta sensata, e aproveitando que esse projeto é um sobrevivente "morto-vivo" de um groupbuild da WK, está (re)lançada a pedra fundamental.
Empaquei na montagem exatamente por não achar a cor adequada pra pintar o carro, além de até agora não conseguir a folha de decal para imprimir o que quero (a explicação vem um pouco adiante). O problema da tinta já foi resolvido pelo Augusto, que fez a gentileza de importar para mim a cor exata da Life Color.
O modelo é simples, vem em 1 sprue apenas, e traz alguns detalhes simplificados naquele esquema de miniaturas para wargames da Italeri. Mais, no geral, fica um modelo bem simpático.
O sprue:
Visto do outro lado:
O principal problema desse kit são os pneus, que vêm lisos. Os pneus utilizados no veículo real tinham ranhuras bem carcterísticas:
O kit da Italeri apresenta 4 alternativas em sua folha de decais:
A idéia era fazer o veículo de número 15, o da ilustração da tampa da caixa, maaaaaaaaassss... o 15 usava os tais pneus que não vêm no modelo.
Pesquisando na web, porém, descobri que o veículo 14, da mesma unidade, usava outro tipo de pneu:
E esse outro tipo, com outras ranhuras, está presente no modelo do Autoblinda AB 43, da Italeri - e eu tenho esse modelo. A idéia então passou a ser: copiar em resina ou Jet os pneus do AB 43 e fazer o veículo 14. E pra isso eu preciso imprimir em laser os decais com o número 14, e vou correr atrás de uma folha de decal para impressoras com fundo transparente.
Minha principal referência é um PDF bem compilado que baixei de um fórum de modelismo italiano (Modelismo Piú):
O PDF tem histórico, fotos, fotos do interior, profiles, etc. Pra quem pretende montar um AB 40, 41 ou 43, vale a pena baixar:
http://www.easy-share.com/1910892840/Au ... 1_e_43.pdf
Depois posto as fotos que já tenho da montagem, até onde ela parou.
Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72
-
- Plastimodelista
Re: Autoblinda AB 41, Italeri, 1:72
Grande achado esse PDF...justamente o que eu estava precisando!
Obrigado por compartilhar e boa montagem no seu AB
[]s
Obrigado por compartilhar e boa montagem no seu AB
[]s
Se eu soubesse que o pneu do Italeri é liso, teria feito uma cópia dos da Extratech, que pelo menos tem os frisos.
-
- Plastimodelista
Sem galho, Augusto. Já tinha planos de usar cópias dos pneus do AB 43 antes de iniciar a montagem do kit.
Que bom que o PDF ajudou, CK. A intenção é exatamente esta.
Bem, continuando, fotos da montagem:
O primeiríssimo passo, a montagem do chassis (são 2 peças) e uma noção do tamanho do modelo.
Logo após, passei para a montagem da estrutura superior. Aqui apenas as laterais estão coladas, o resto está no dry-fit.
E aqui já com tudo colado (exceto o "tampo") e com uma mão de tinta Hobby branca a pincel no interior
Daqui a pouco tem mais fotos!
Que bom que o PDF ajudou, CK. A intenção é exatamente esta.
Bem, continuando, fotos da montagem:
O primeiríssimo passo, a montagem do chassis (são 2 peças) e uma noção do tamanho do modelo.
Logo após, passei para a montagem da estrutura superior. Aqui apenas as laterais estão coladas, o resto está no dry-fit.
E aqui já com tudo colado (exceto o "tampo") e com uma mão de tinta Hobby branca a pincel no interior
Daqui a pouco tem mais fotos!
-
- Plastimodelista
Continuando...
O casco praticamente pronto. Apesar de todos os testes de encaixe, é uma montagem capciosa.
Vejam a quantidade de frestas...
Pra fechar essas avenidas, recorri ao sprue fino e cola líquida, e depois, quem sabe, putty.
E do outro lado, outra trincheira fechada.
Em paralelo, iniciei a montagem da torre, adicionando a escotilha.
Logo mais tem mais.
O casco praticamente pronto. Apesar de todos os testes de encaixe, é uma montagem capciosa.
Vejam a quantidade de frestas...
Pra fechar essas avenidas, recorri ao sprue fino e cola líquida, e depois, quem sabe, putty.
E do outro lado, outra trincheira fechada.
Em paralelo, iniciei a montagem da torre, adicionando a escotilha.
Logo mais tem mais.
-
- Plastimodelista
Viva! Salve! Milagre! Mais alguém, além do Sr. Presidente e do Cel. Paulo, resolveu demonstrar, step-by-step, a montagem de um kit de militaria 1/72!
Aleluia Gretchen!
João Bosco
Aleluia Gretchen!
João Bosco
-
- Plastimodelista
Esse set da Mr. Panzer é uma boa, mas estou momentaneamente impossibilitado de pedir algo lá de fora.
Justamente na época das vendas de aniversário da LM!
Talvez, quem sabe, mês que vem...
Ainda vou tentar replicar os pneus do AB 43, ao menos ganharei experiência em cópias.
Justamente na época das vendas de aniversário da LM!
Talvez, quem sabe, mês que vem...
Ainda vou tentar replicar os pneus do AB 43, ao menos ganharei experiência em cópias.