Bom, resumindo a história, em 2009 comecei a montar um Sea Harrier FRS.1 da Tamiya, 1/48. Comprei um set de detalhamento "cópia-da-cópia" do da Aires, segui as intruções, e eis que no final, depois de já ter até pintado o assento, descobri que ele era alto demais para a banheira do piloto...que derrota !
Resolvi então utilizar a peça original e tentar melhorá-la, e para isso, usei estireno e observei algumas peças do PE da Eduard para este SHAR. Obviamente não será tão fiel quanto o resinado, mas ao menos o avião não ficará sem assento.
Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier
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Re: Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier
Como pode isso? O assento em resina não é 1/48????
Mais fácil rebaixar o piso do cockpit.
Mais fácil rebaixar o piso do cockpit.
Tarkus
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Re: Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier
TarkusMarcelo Tarkus escreveu:Como pode isso? O assento em resina não é 1/48????
Mais fácil rebaixar o piso do cockpit.
Na verdade, acredito que o assento esteja no tamanho correto. O problema é que as instruções do set (pelo menos a cópia da cópia delas) não te avisam que é preciso cortar os pinos de sustentação que ficam embaixo da banheira do piloto. Uma vez o cockpit colado numa posição mais baixa, deve dar altura para o MK-10 entrar sem problemas. Não me preocupei com dry-fit porque confiei no set, mas nunca mais deixo de fazê-lo
Eu pensei em lixar o assento resinado também, mas a diferença de altura é tão grande, que o piloto não vai ter onde sentar, vai ter que sentar no chão da cabine
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Re: Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier
Hoje fiz mais alguns detalhamentos: na pate do encosto de cabeça, coloquei alguns pedaços de estireno imitando detalhes e ranhuras. Na parte inferior, coloquei uma pequena alavanca lateral. A alça de ejeção está pronta também mas esqueci de tirar foto.
Para não ficar algo fora do contexto, segue a foto do cockpit e do avião...
Observem que no kit da Tamiya, as engtradas de ar laterais vem fechadas. Fiz a abertura delas usando o "serrotinho" da mesma marca, um alicate para retirar os recortes e limas-agulha da Hasegawa:
Para não ficar algo fora do contexto, segue a foto do cockpit e do avião...
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Re: Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier
Ontem a noite dei uma mão de cinza escuro Tamiya (XF-01 + XF-02) no assento. Hoje a noite posto as fotos.
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Re: Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier
Adicionei mais alguns detalhes: uma alavanca, uma pequena caixa na lateral superior esquerda e um relevo na parte superior:
Depois pintei com o cinza escuro:
Agora está com mais cara de assento
Depois pintei com o cinza escuro:
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Re: Tentando melhorar um assento ejetável de Sea Harrier - Fim !
Ontem consegui finalizar o assento. Como não havia gostado do cinza anterior, refiz a mistura preto e branco Tamiya, deixando o cinza mais escuro. Pintei então o encosto de cabeça de preto, e a forração do assento num tom verde, obtido misturando preto fosco com verde musgo, ambos Acrilex. A parte chata foi o mascaramento, com tiras muito fininhas...
Depois, coloquei mais alguns pedaços de estireno imitando fivelas e pintei os cintos com pincel 0/3, usando Saara Fosco da Acrilex diluído em Vidrex.
Finalizei usando o prata do Weathering Kit C da Tamiya, dando um aspecto metálico ao conjunto. Acrescentei um detalhe em vermelho na lateral do encosto de cabeça, usando um micro pedaço de masking tape e a tinta Vermelho Escarlate Fosco Acrilex.
Ah ! esqueci de dizer que coloquei a alça de ejeção, também, feita de sprue esticado.
Obrigado aos que visualizaram/comentaram o post. Em breve abrirei outro referente à cauda do Sea Harrier.
Depois, coloquei mais alguns pedaços de estireno imitando fivelas e pintei os cintos com pincel 0/3, usando Saara Fosco da Acrilex diluído em Vidrex.
Finalizei usando o prata do Weathering Kit C da Tamiya, dando um aspecto metálico ao conjunto. Acrescentei um detalhe em vermelho na lateral do encosto de cabeça, usando um micro pedaço de masking tape e a tinta Vermelho Escarlate Fosco Acrilex.
Ah ! esqueci de dizer que coloquei a alça de ejeção, também, feita de sprue esticado.
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